O FC Porto lidera a tabela com 55 pontos e com um jogo a menos, seguindo-se Benfica e depois Sporting, ambos com 53. O treinador do Benfica acredita que este campeonato será decidido ao ponto e que todas as partidas vão ser um desafio.

“Lembrem-me um campeonato decidido com jogos entre rivais ou equipas teoricamente mais pequenas? Não há uma regra. Eu penso que é ao ponto mas não estou preocupado se é o Boavista, Portimonense, Sporting ou Braga... Todas elas nos causam problemas e todas elas são importantes. Cada jogo é uma final. No final fazemos a história de um campeonato e conseguimos ver, mas antes não conseguimos dizer”, disse, esta sexta-feira, Rui Vitória em conferência de imprensa de antevisão com o Boavista, agendado para sábado (18h15).

O treinador do Benfica preferiu não competir a prestação das equipas portuguesas nas competições europeias.

“A nossa grande preocupação é a nossa equipa, o trabalho dos outros é acessório. Não podemos controlar os jogos dos adversários. Tenho o máximo respeito por todos os adversários, mas isso é a vida deles”.

Ainda sobre este tema, Vitória foi convidado a analisar a razão pela qual os clubes portugueses não têm conseguido afirmar-se nas competições europeias.

“Podemos dizer que há uma grande relação com o poderio financeiro, e isso é uma verdade. Isso vê-se na Liga dos Campeões, onde normalmente as equipas do ponto de vista financeiro mais fortes chegam mais longe. Internamente, temos de pensar sobre isso. Não podemos pensar que estamos na Aldeia do Asterix. A intensidade dos nossos jogos têm de subir, tal como o ritmo. Nós somos a liga em termos europeus que menos joga em termos de minutos úteis num jogo, isto quer dizer que há muitas paragens. Temos de ter a astúcia que os treinadores vão tendo, a aposta na formação e tentar, em termos coletivos, e apostar numa reestruturação. Temos de arranjar formas de minimizar esta distância para as outras equipas a nível europeu”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.