Rui Vitória disse hoje que a sua continuidade no Vitória de Guimarães, sexto da Liga de futebol, é ainda uma incógnita, apesar dos candidatos à presidência do clube já o terem elogiado e admitido essa possibilidade.

O técnico, que chegou a Guimarães em finais de agosto de 2011 para substituir Manuel Machado, termina contrato no final da temporada e os dois candidatos à presidência do Vitória, Júlio Mendes e Pinto Brasil, elogiaram o trabalho do técnico e mostraram interesse na sua continuidade, ainda que não o tenham garantido.

Contudo, e apesar de admitir gostar de «ouvir elogios», Rui Vitória notou que nada está ainda definido.

«Não nos podemos guiar exclusivamente por aí. Esta equipa técnica dedica-se de alma e coração ao Vitória, duvido que tenha havido alguém que tenha trabalhado tanto como nós. Estou apaixonado por este clube, apesar de todas as dificuldades, mas a continuidade depende de tanta coisa, em primeiro lugar da vontade de ambas as partes. Mas há ainda muito por competir, não vale a pena antecipar as coisas», disse.

O momento do clube é conturbado, com salários em atraso no futebol e nas modalidades amadoras, e Rui Vitória admite como natural que, a cada que dia que passa sem que a situação se regularize, «os problemas aumentam».

«Temos sido muito empenhados, mas deduzo que com o tempo a passar isso afete cada vez mais», disse, desvalorizando o facto da equipa técnica que lidera ter também três meses de salário em atraso.

Sobre o jogo com o Rio Ave, da 24.ª jornada, lamentou que seja quase uma situação secundária.

«Temos trabalhado para que o jogo seja encarado com a maior concentração, mas quando as energias se dispersam é mais difícil», disse, elogiando a equipa de Vila do Conde, «uma equipa boa, experiente, um clube estável, com o mesmo treinador há muitos anos».

«Será um jogo difícil. Temos de estar muito concentrados, impor a nossa forma de jogar e controlar os alvos mais difíceis, dois ou três jogadores que podem fazer a diferença», disse.

O Vitória de Guimarães é sexto classificado, com 33 pontos, enquanto o Rio Ave é 10.º, com 24.

O jogo começa às 20h15 de domingo, no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde, e será dirigido por Olegário Benquerença, de Leiria.