O treinador do Vitória de Guimarães previu hoje que a receção ao Rio Ave, no domingo, «não vai ser fácil» e apelou à união dos adeptos para ganhar e sair da última posição da Liga de futebol.

«Queremos muito ganhar. Sabemos que não vai ser fácil e, neste momento, as coisas têm que ser feitas mais com racionalidade do que com emoção. Não fugimos à realidade, mas não vale a pena pensar na vitória antes de a conquistarmos», afirmou Rui Vitória.

À entrada para a nona jornada, o Vitória de Guimarães é último classificado da Liga, com quatro pontos, enquanto o Rio Ave é penúltimo, com cinco.

O técnico do clube minhoto espera um adversário a «tentar jogar com o que é a realidade do Vitória, do seu público», apelando, por isso, a «todos os vitorianos» que «saibam sofrer e ser tolerantes» para não darem “trunfos” aos vila-condenses.

«Nos momentos mais complicados as famílias unidas resolvem mais rapidamente os problemas», resumiu.

Rui Vitória considera que o plantel «está a ser forte» a «lidar com a frustração» de ser dominante em alguns jogos e não conseguir finalizar.

«Só nos resta um caminho, apesar da onda negativa: acreditar no que se está a fazer, ser persistente e trabalhar, que a qualidade vai ter que aparecer», reforçou.

Mas o técnico não considerou uma «pressão extra» o facto de, no final da Assembleia-Geral que chumbou as contas do clube, o presidente Macedo da Silva ter dito, na madrugada de hoje, que a situação podia ser ultrapassada se a equipa de futebol fosse «ganhando os jogos».

«É uma pressão perfeitamente aceitável num clube desta dimensão. Temos consciência de que o nosso contributo pode ser importante no que é a vida do Vitória e tudo faremos para conseguir mudar. Mas racionalizando, senão entramos todos num turbilhão», avisou.

O jogo entre Vitória de Guimarães e Rio Ave tem lugar no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, às 18h00 de domingo, e será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.