O treinador Rui Vitória disse hoje que o Vitória de Guimarães vai procurar o quarto triunfo consecutivo na Liga de futebol, domingo, no terreno da União de Leiria, para dar seguimento à recuperação encetada nos últimos jogos.
No final da oitava jornada, o Vitória de Guimarães ocupava a última posição da tabela classificativa, mas três triunfos consecutivos permitiram-lhe uma recuperação assinalável, sendo agora oitavo classificado.
Por isso, o jogo diante da União de Leiria, na Marinha Grande, reveste-se da maior importância porque no caso de um quarto triunfo seguido, o que constituiria um feito nunca antes alcançado neste século, o Vitória "consolida" a recuperação e pode aproximar-se mais dos lugares cimeiros.
"Não estamos muito preocupados com esses recordes, mas sim em fazer as coisas bem para vencer mais um jogo que sabemos que vai ser difícil, num campo difícil, perante um adversário com qualidade e que está abaixo do que os seus jogadores valem, mas o Vitória disputa qualquer jogo olhos nos olhos e para vencer", afirmou.
Os vimaranenses vão reencontrar Manuel Cajuda, um seu recente treinador, mas Rui Vitória desvalorizou esse fator.
"Hoje em dia essas coisas estão muito diluídas, hoje há muita informação, conhecemos as virtudes e os defeitos da totalidade das equipas do campeonato, faz parte da nossa tarefa enquanto técnicos, não acredito que se saiba muito mais da nossa equipa do que das outras", disse.
Rui Vitória quer, acima de tudo, "dar continuidade ao trabalho de recuperação que tem sido feito" e frisou que, nessa perspetiva, "todos os jogos são importantes".
"Isto é uma maratona, há equipas que tinham mais oito pontos há três jornadas e agora estão perto de nós. Ainda vêm aí dissabores, mas vamos ver onde vamos parar. Queremos consolidar este trajeto e dar consistência aos resultados", frisou.
Na União de Leiria, a semana foi polémica com os pedidos de rescisão dos jogadores Maykon e Diego Gaúcho e a saída do diretor geral da SAD, Jorge Alexandre, mas o treinador do Vitória diz não acreditar que isso possa ser um fator de instabilidade na equipa leiriense.
"Já passei por situações dessa natureza e acho que pode ter o efeito contrário, com as equipas a agarrarem-se a esse tipo de situações para se afirmarem e melhorarem as coisas", disse.
O defesa central João Paulo é a principal baixa para este encontro, devido a castigo, devendo recuar El Adoua para o eixo defensivo e entrar Leonel Olímpio ou João Alves para o meio campo.
O Vitória de Guimarães é oitavo classificado, com 13 pontos, enquanto a União de Leiria é 14.ª, com nove, e defrontam-se no domingo, às 18:15, no estádio Municipal da Marinha Grande, sob arbitragem de Hugo Miguel, de Lisboa.
Comentários