O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje esperar domingo um "jogo muito difícil" e "interessantíssimo" em casa do Sporting de Braga, em encontro da 12.ª jornada da I Liga de futebol.

Na conferência de imprensa de antevisão ao “derby” minhoto, Rui Vitória prometeu entrar "sem ter medo nenhum de perder" por querer "muito ganhar".

Duas semanas depois do embate, no D. Afonso Henriques, que ditou o afastamento dos vitorianos da Taça de Portugal (derrota por 2-1) frente ao vizinho Sporting de Braga, domingo volta a ser dia de "derby" minhoto.

"Entramos em todos os jogos para vencer. Vamos acreditando que vamos conseguir. Os objetivos não são para se tentar, são para acreditar que temos capacidade para vencer. Respeitando o adversário que está pela frente mas acreditando muito em nós", disse Rui Vitória.

Os vimaranenses seguem em segundo lugar na tabela classificativa, com 26 pontos, mais cinco que o Sporting de Braga que é quinto, algo não muito comum nos últimos anos e que Rui Vitória analisou à luz dos objetivos traçados por ambas as equipas.

"São poucas vezes que temos ido ao campo do adversário, estando na frente. Nós estamos na frente e sabemos o que uma vitória, e nós queremos muito vencer, nos pode trazer de bom. E também sabemos o que uma derrota pode trazer ao Braga", referiu.

Rui Vitória não acredita, no entanto, que a classificação coloque a "pressão" do lado dos bracarenses, recordando que num "derby" entram "duas equipas que se querem ganhar uma à outra": "São jogos interessantíssimos", resumiu.

Numa jornada em que o calendário marca três "derbys" - na Madeira, em Lisboa e no Minho - e convidado a analisar se este é o "principal" dos três, Rui Vitória optou por desejar que se comece a olhar "com outros olhos" para este tipo de jogos, não se resumindo o campeonato aos encontros de "equipas teoricamente mais fortes".

"O jogo da Taça [referindo-se à quarta eliminatória da Taça de Portugal, disputada em Guimarães em que o Braga saiu vencedor] foi um exemplo claro do que é um espetáculo de futebol. A nossa massa adepta foi fantástica", disse.

Já questionado sobre mercado de janeiro e sobre notícias que associam o seu nome ao interesse do Benfica, Rui Vitória desvalorizou: "Todos nós gostamos de elogios mas não nos desfoca do que quer que seja. Estou no Vitória, estou num grande clube, e estou apaixonado por este projeto. Hoje são elogios, amanhã são críticas. Hoje vamos para grandes clubes e amanhã não temos clube".

Quanto ao potencial interesse em jogadores vitorianos, o técnico, também não se mostrou preocupado: "Não me acredito que saia, mas se tiver de sair há aí mais

forcados para pegar o touro pelos cornos", concluiu.

O Vitória de Guimarães joga no terreno do Sporting de Braga domingo, pelas 20:15 horas, em jogo arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.