A análise das contas das SAD dos três principais clubes de futebol revela que o Benfica registou os maiores prejuízos no exercício terminado a 30 de Junho, de 34,86 milhões de euros, o Sporting teve resultados negativos de 13,349 milhões de euros e o FC Porto apresentou lucros de 5,537 milhões de euros.

Os resultados operacionais apresentaram um panorama semelhante, sendo positivos em 10,621 milhões de euros para o FC Porto e negativos em 29,911 milhões de euros para o Benfica e em 9,391 milhões de euros para o Sporting.
No exercício 2008/2009, o Benfica teve proveitos operacionais de 46,88 milhões de euros, uma redução de 5,3 por cento face ao exercício anterior, que teve apenas 11 meses.

O relatório da SAD do Benfica explica o decréscimo principalmente pela forte queda dos prémios de participação nas competições europeias, decorrente da não participação na Liga dos Campeões, e pelos maus resultados desportivos, que afectaram as receitas de bilheteira.

O documento indica que o nível de investimento em novos jogadores e o facto de ter investido pouco nos jogadores do clube, assim como o aumento dos custos salariais, são factores que contribuíram para os maus resultados operacionais e económicos da SAD do Benfica.

Estes factores contribuíram também para o aumento de 37,1 por cento dos custos operacionais da SAD do Benfica, que foram influenciados também por um maior número de meses do exercício 2008/2009, com um impacto que a SAD estima ser superior a três milhões de euros a mais.

Os proveitos operacionais da SAD do FC Porto cresceram 26 por cento, para 56,496 milhões de euros, para o que contribuiu o aumento de 39,5 por cento nos prémios de participação nas competições europeias.

Os custos operacionais da SAD portista agravaram-se 25,3 por cento, para 62,113 milhões de euros, o mais elevado dos três principais clubes, para o que contribuiu os prémios pagos aos jogadores pelo bom desempenho nas provas nacionais e europeias e que representaram um quarto dos custos com pessoal.

O resultado das transacções de passes de jogadores do FC Porto apresentou um saldo positivo de 40 milhões de euros, que permitiu inverter os resultados operacionais negativos que se registavam antes da inclusão desta rubrica.
Os proveitos operacionais do Sporting aumentaram 3,0 por cento no exercício fiscal 2008/2009, atingindo 46,822 milhões de euros, e os custos operacionais subiram 14,9 por cento, para 44,065 milhões de euros, um agravamento para o qual contribuiu o aumento de custos com pessoal, em que se inseriu o aumento do valor dos prémios aos jogadores por bom desempenho na Liga dos Campeões.

FC Porto e Sporting conseguiram um cash flow operacional ou EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) positivo, o primeiro de 36,7 milhões de euros e o segundo de 2,76 milhões de euros, ao contrário do Benfica, que apresentou um EBITDA negativo em 5,12 milhões de euros.
No plano dos proveitos, FC Porto e Benfica conseguiram aumentos significativos nas receitas televisivas e o Sporting registou uma descida.

Na venda de bilhetes e lugares cativos, apenas o FC Porto conseguiu melhorar as receitas (mais 6,2 por cento), ao passo que Benfica e Sporting registaram decréscimos próximos de 20 por cento.

A parte nas receitas de quotizações que cabe à SAD do Benfica equivale à soma das auferidas pelas outras duas SAD, apesar de a SAD do FC Porto ter uma participação na quotização superior à dos rivais de Lisboa.
Quanto à situação líquida, o Benfica entrou em situação de capitais próprios negativos, juntando-se ao Sporting, enquanto o FC Porto melhorou, mas mantém uma insuficiência de capitais próprios.

A SAD do Porto é a que apresenta maiores custos com pessoal, de 44,15 milhões de euros (mais 21,7 por cento), mas a do Benfica foi a que mais agravou esses custos, em 36,4 por cento, para atingir 37,13 milhões de euros.

A SAD do Sporting é, entre os três principais clubes de futebol, a que apresenta menores custos com pessoal, que atingiram 23,73 milhões de euros no exercício 2008/2009, um acréscimo de 19,5 por cento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.