O Benfica foi esta tarde ao Restelo vencer o Belenenses, por 0-2, e assegurou assim a vantagem de três pontos até ao clássico da próxima jornada com o FC Porto, que poderá ser decisivo nas contas do título da I Liga. Dois golos do brasileiro Jonas fizeram a diferença para o clube da Luz, numa das exibições menos inspiradas dos últimos tempos da equipa de Jorge Jesus.

Depois das dúvidas em torno de Jonas e Gaitán, foi o argentino Salvio a ausência surpreendente do onze inicial, tendo o seu lugar sido ocupado por Ola John. Já Jorge Simão apostou em Camará e Sturgeon no ataque, numa partida onde era anunciada a ausência de Rui Fonte, cedido pelos encarnados.

O encontro começou praticamente com o golo do Benfica, logo aos 5', por intermédio do inevitável Jonas. O avançado brasileiro de 31 anos deu sequência ao grande momento de forma que atravessa e finalizou com classe um mau alívio de Ventura, que cortara a bola a Lima quando este estava isolado, depois de outro erro da defensiva dos azuis do Restelo. Jonas contornou bem a oposição dos defesas que restavam e atirou para o 0-1, fazendo o seu 15º golo na Liga.

No entanto, o golo marcado fez mal ao Benfica e despertou o Belenenses. Passou então a assistir-se a uma boa reação dos azuis do Restelo, empurrando progressivamente o Benfica para o seu meio-campo, apesar do enorme apoio encarnado das bancadas a puxar pela equipa. A desinspiração da formação de Jorge Jesus tornou-se notória com a passagem do tempo e o Belenenses crescia em busca do empate.

Aos 15' surgiu o primeiro aviso de João Afonso, com Júlio César a negar o golo numa 'mancha' perfeita. Depois, aos 22', o guardião brasileiro evitou novamente o empate com uma grande defesa a um livre de Carlos Martins. Porém, o momento de maior 'frisson' no estádio surgiu aos 33', com os anfitriões a reclamarem penálti por duas vezes na mesma jogada. Contudo, o árbitro Rui Costa mostrou-se indiferente aos protestos azuis.

Assim, o intervalo chegou com os forasteiros em vantagem mínima. Para a segunda parte esperava-se mais dos encarnados, obrigados a não perder pontos para o rival FC Porto antes do duelo da próxima semana. Todavia, o encontro seguiu na mesma toada, com o Belenenses a carregar em busca da igualdade.

Foi assim contra a corrente do jogo, aos 60', que apareceu o segundo golo do Benfica. Mais uma vez, o brasileiro Jonas 'salvou' os encarnados, com uma grande finalização, ao 'matar' a bola no peito e rematar cruzado sem defesa para Ventura. Estava feito o 0-2 e o Benfica assegurava assim uma tranquilidade decisiva

Só perto do apito final é que o Belenenses conseguiu ameaçar novamente Júlio César, mas o brasileiro mostrou-se intransponível e segurou os dois golos de vantagem. Por outro lado, Jorge Jesus conseguiu proteger os 'amarelados', contando assim com Samaris e Jonas disponíveis para o jogo com o FC Porto.