O treinador do Vitória de Guimarães considerou hoje que o futebolista Saucedo não tem condições para jogar no clube depois do comentário que o internacional boliviano fez na quinta-feira na rede social Facebook.

«O Saucedo joga na seleção 106 do ranking mundial, Portugal é sétimo, e ficou desagradado por estar a defender num exercício de cinco contra três. Se não tem abertura para isso fica provado que não tem condições para ser jogador do Vitória de Guimarães», afirmou Rui Vitória.

No final da conferência de imprensa do técnico, de antevisão à receção ao Gil Vicente, no sábado, da 13.ª jornada da Liga, o jogador veio lamentar a «confusão», atribuindo o «erro» a um amigo, que terá escrito em seu nome o desagrado pelo ocorrido no treino.

«Ontem [quinta-feira], o treinador pôs-me a central e tem todo o direito, até de me meter na baliza, nunca o quis questionar. Saí triste do treino e cometi o erro de falar com o meu melhor amigo para comentar o sucedido, ele é o único que tem a senha e escreveu o que aconteceu no Facebook, mas não fui eu, sou humilde e tranquilo», relatou.

Saucedo admitiu ainda que vai rescindir o contrato com os minhotos: «Vou com a melhor imagem deste clube, sempre me trataram bem e não tenho como falar mal de ninguém. Vou agradecido e desejo as melhores felicidades a esta instituição tão grande».

Sobre se deve ser condicionada a utilização das redes sociais pelos jogadores, Rui Vitória, que assegurou que o caso não abalou o grupo, entende que esse «é um novo desafio que o futebol tem que abordar e resolver, até que ponto é pessoal ou não».

«Muitas vezes até não são os próprios intervenientes que gerem essas redes sociais, mas esta é uma questão para os gabinetes jurídicos, porque podemos estar na presença de algo que pode ser desagradável a toda a gente», disse.

O técnico disse ainda ser um defensor de plantéis mais reduzidos e quer dar o seu "cunho pessoal" à reestruturação que se avizinha em janeiro, na reabertura de mercado.

A equipa vimaranense perdeu na última jornada com a União de Leiria (1-0), na Marinha Grande, não conseguindo somar o quarto triunfo consecutivo no campeonato e gorando a aproximação aos lugares cimeiros da tabela, e o treinador voltou a criticar a «passividade» dos seus jogadores.

«Já alertamos os jogadores para isso, não queremos que essa passividade aconteça. Amanhã [sábado], vamos ser determinados, trabalhar e lutar muito para tentar vencer, vamos fazer tudo para isso», disse.

O Vitória de Guimarães é nono classificado com 13 pontos e vai receber no sábado, às 18:15, o Gil Vicente, oitavo com 14, jogo que será arbitrado por André Gralha, de Santarém.