Javier Saviola foi decisivo no 'clássico' de 2009/2010 ao marcar o único golo do triunfo do Benfica sobre o FC Porto por 1-0. Em entrevista ao jornal Record, o ex-jogador argentino recordou a sua passagem pelo Benfica e os confrontos com o FC Porto, nomeadamente o 'clássico' de 20 de dezembro de 2009.

"Foi um dos clássicos mais importantes que joguei. Sempre me impressionou muito o que os dois clubes transmitem e o que significam. Foi um enomer prazer jogar um clássico tão importante. Este será muito parecido, já que o campeonato está numa fase decisiva e um bom resultado colocará o título nas mãos do Benfica ou do FC Porto. É um clássico que tem muita história por trás. Há que desfrutá-lo! Quem ganhar terá muitas hipóteses de ser campeão. Será um jogo muito disputado e as defesas terão de estar muito concentradas", afirmou Javier Saviola.

"[O golo que marquei ao FC Porto] foi muito importante, porque serviu para ajudar a ganhar o campeonato e quebrar o caminho do FC Porto, que vinha a conquistar a Liga há muitos anos. Formámos uma equipa para lhes tirar esse poder, com Aimar, Di María, Cardozo, David Luiz e Coentrão, entre outros grandes jogadores. O FC Porto também tinha uma equipa muito boa, com Lucho, Hulk e Falcao. Nessa altura, este era um clássico impressionante. Lembro-me muito desse jogo em que ganhámos 1-0, com um golo meu, porque essa vitória deu-nos esperança de ganhar o título", acrescentou Saviola.

"O FC Porto tem uma equipa que sai muito rápido do seu meio-campo para a frente. Tem avançados rápidos, que esperam o momento justo para contra-atacar e procurar as lacunas da defesa contrária. Este clássico vai marcar a história deste campeonato", sentenciou Saviola.