O SC Braga quer cimentar o trabalho da época 2022/23 e passar a ser um forte candidato a vencer os troféus internos na nova época. Depois do fantástico 3.º posto conquistado na temporada passada, à frente do Sporting, os arsenalistas querem dar o salto, embora sem os argumentos dos principais candidatos: Benfica, FC Porto e Sporting, os crónicos candidatos a vencer as provas em Portugal.

Mas primeiro, a equipa vai tentar passar duas eliminatórias e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Se ultrapassarem os dois adversários, primeiro o Backa Topola  e depois  oPanathinaikos ou o Marselha, o Sporting de Braga juntar-se-á ao campeão Benfica e ao ‘vice’ FC Porto na fase de grupos, garantindo, desde logo, uma verba a rondar os 25 milhões de euros.

Para esta época, o presidente António Salvador volta a apostar no técnico Artur Jorge, treinador que guiou a equipa à final da Taça de Portugal em 2022/23 (perdida para o FC Porto) e ao 3.º posto na I Liga.

Especial Arranque da I  Liga 2023/24: análise às equipas, os grandes reforços, as principais saídas

Depois de conquistar o sexto ‘título’ consecutivo de ‘rei dos pequenos’ da I Liga portuguesa de futebol, terá chegado a hora de dar o salto.

Em 2022/23, o Sporting de Braga nunca assumiu a candidatura à conquista do campeonato, mas, à 30.ª jornada, os adeptos atreveram-se a pedi-lo, sobre o final do encontro caseiro com o Portimonense, e antes da visita à Luz.

Com um triunfo no reduto do Benfica, o onze de Artur Jorge teria ficado a três pontos da liderança, com vantagem no confronto direto - e o FC Porto ainda pelo meio, dois pontos acima -, mas o sonho morreu com um desaire por 1-0. Os arsenalistas já tinham também perdido, e de forma clara, nos redutos de FC Porto (1-4) e Sporting (0-5), sendo que, em casa, venceram de forma clara o Benfica (3-0), mas só empataram com leões (3-3) e ‘dragões’ (0-0).

Os jogos grandes da I Liga 2023/24: Sporting-Braga na 4.º ronda, Benfica-FC Porto a 01 de outubro
Os jogos grandes da I Liga 2023/24: Sporting-Braga na 4.º ronda, Benfica-FC Porto a 01 de outubro
Ver artigo

Para a histórica, fica, ainda assim, um recorde absoluto de pontos, com 78, contra os 75 de 2017/18, ainda que com uma percentagem de pontos conquistados (76,5%) inferior à de 2009/10, com 71, em 30 jogos (78,9%).

Em 2009/10, o Sporting de Braga conseguiu mesmo, e pela única vez, lutar pelo cetro até à última jornada, acabando, sob o comando de Domingos Paciência, no segundo lugar, o seu melhor de sempre, a cinco pontos do Benfica.

Entradas: quase 18 milhões de euros em reforços

A aposta dos minhotos ficou visível na aquisição, a título definitivo, de vários jogadores que estavam emprestados ao clube. Assim, a SAD dos guerreiros pagou 6,5 milhões de euros ao Fenerbahçe para garantir o extremo português Bruma; o internacional sub-21 espanhol Vitor Gomez estava cedido pelo Espanhol, mas fica em definitivo na Pedreira, a troco de dois milhões de euros.

Niakité brilhou na época passada e convenceu o Braga a garantir os seus serviços junto dos franceses do Guingamp por 1,8 milhões de euros.

O Braga foi ainda ao mercado e contratou o médio-centro uruguaio Rodrigo Zalazar ao Schalke04 por cinco milhões de euros. O médio português Vitor Carvalho, que brilhou no Gil Vicente na época passada, custou dois milhões de euros. O lateral esquerdo espanhol Adrian Marín também chegou do Gil Vicente, por 500 mil euros.

Os internacionais portugueses Rony Lopes (ex-Sevilha) e José Fonte (ex-Lille) assinaram a custo zero para adicionar experiência a uma equipa que promete continuar a surpreender.

Os 17,8 milhões de euros investidos em reforços são um sinal da ambição minhota.

Os reforços de Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting para 2023/24
SC Braga: José Fonte, defesa, 39 anos (custo zero) créditos: SC Braga

Fabiano Silva, Lucas Piazon,  Tiago Esgaio e Hernâni voltaram dos respetivos empréstimos e poderão render ainda mais alguns milhões à SAD minhota.

Saídas: vendas cirúrgicas e alguns abandonos

A nível de vendas, o clube arrecadou 7,4 milhões de euros, com destaque para Iuri Medeiros, transferido para Al-Nasr SC dos Emirados Árabes unidos por três milhões de euros, o mesmo valor que os norte-americanos do Los Angeles FC pagaram por Mario Gonzalez.

Francisco Moura ficou em definitivo no Famalicão, a troco de um milhão de euros, Kobamelo Kodisang foi vendido ao Moreirense por um milhão de euros, Guilherme Schettine foi transferido para os russo do Ural por 400 mil euros.

Fabiano Silva, Lucas Piazon, Tiago Esgaio e Hernâni voltaram dos respetivos empréstimos e poderão render ainda mais alguns milhões à SAD minhota caso sejam transferidos. Sequeira e Bruno Rodrigues terminaram os respetivos contratos e saíram a custo zero. Uros Racic terminou o empréstimo e voltou ao Valência.

Vitor Tormena também deverá saír.

A SAD minhota espera manter ainda alguns dos craques da equipa, como Ricardo Horta, Al Musrati, Matheus Magalhães ou Abel Ruiz, jogadores com muito mercado.

Pré-época: uma derrota e jogos prometedores

Foram sete os jogos de pré-época dos arsenalistas, que apenas foram batidos pelo FC Porto, no derradeiro teste. A equipa ganhou cinco e empatou outro dos sete jogos realizados. Foram 13 golos marcados e apenas quatro sofridos.

O Braga venceu o Torreense (4-0), o Boavista, o Cardiff (1-0), o Bristol City (3-2) e o Nice (2-0), no jogo de apresentação aos sócios.

Destaque para o empate com a AS Roma, de Mourinho, a duas bolas, no Algarve.

O Sporting de Braga estreia-se em 2023/24 em 08 de agosto, com uma receção ao vice-campeão sérvio Backa Topola, no Estádio Municipal de Braga, referente à primeira mão da terceira ronda preliminar de qualificação para a fase principal da Liga dos Campeões. Os dois clubes reencontram-se uma semana depois, em Backa Topola.

A estreia no campeonato está marcado para o dia 11 de agosto, sexta-feira, num dérbi com o Famalicão. Este duelo marca o arranque da I Liga 2023/24.