A falta de recursos e os muitos jogos em pouco tempo começam a fazer ´estragos` no plantel do FC Porto. Sérgio Conceição terá de arranjar soluções para bater o Belenenses este sábado e manter a liderança da Primeira Liga, antes da paragem do campeonato para os compromissos das seleções.

Voltar ao 4-3-3 para manter liderança da I Liga

Num plantel já de si curto, as lesões de Marega, Otávio e Soares e o castigo de Danilo obrigarão Conceição a reinventar uma nova equipa, mudando até o esquema tático. Com tantas baixas na frente, a opção deverá voltar ao 4-3-3 com que a equipa atuou frente ao RB Leipzig, a partir do momento em que Marefa saiu, lesionado. Neste momento Jesus Corona, Brahimi, Hernâni e Aboubakar são os únicos jogadores do plantel com cariz ofensiva, sendo que o camaronês é o único ponta-de-lança disponível.

Não será de estranhar se Sérgio Conceição entrar em 4-3-3, com Corona e Brahimi nas alas, no apoio a Aboubakar. O técnico terá de mexer também no meio-campo, já que não pode contar com o castigado Danilo. Herrera deverá recuar no terreno, o que irá promover a entrada de Óliver no onze e André André no onze ou então a colocação de Diego Reyes a trinco, com Óliver e Herrera um pouco mais subidos. Outra opção passará por jogar com Hernâni a titular, colocando Brahimi nas costas de Aboubakar. Uma opção que não parece agradar a Sérgio Conceição.

Hora de lançar os ´dragõezinhos às ´feras`

Nesta altura o FC Porto tem apenas 16 jogadores do campo, o que obrigará Sérgio Conceição a recorrer à equipa B ou mesmo aos juniores. Estas são as melhores opções disponíveis.

Wenderson Galeno é o primeiro da lista. Conceição garantiu esta sexta-feira, na antevisão do jogo, que o jovem avançado brasileiro será convocado, tal como já tinha acontecido na 10.ª ronda com o Boavista (não saiu do banco). Estreou-se na Liga na goleada por 6-1 ao Paços Ferreira na 9.ª jornada, depois de ter sido titular no empate a zero bolas com o Leixões para a Taça da Liga (saiu aos 80 minutos) e ter jogado toda a segunda parte na Taça de Portugal frente ao Lusitano de Évora, onde até marcou um golo. Não tendo características de Aboubakar, Galeno está mais perto de Marega na velocidade, embora sem o poderio físico do maliano.

O avançado de 20 anos tem feito uma grande temporada na equipa B. Na II Liga, leva três golos marcados e três assistências em dez partidas. Esta época já fez 14 jogos, entre Primeira Liga, II Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Premier League International Cup.

Outro jogador que deverá ser chamado por Conceição é André Pereira. O avançado de 22 anos soma três golos em 10 jogos na Segunda Liga e tem contribuído muito para o 3.º posto ocupado pela equipa B do FC Porto. Na época passada marcou cinco golos em 15 jogos na formação secundária dos azuis-e-brancos, onde chegou em janeiro, proveniente do AD Sanjoanense, do Campeonato de Portugal. Os seus 1,88 metros podem fazer dele um parceiro ideal para Aboubakar na área, apesar de ser um jogador com muita mobilidade.

A terceira opção é Júnior Maleck, jogador mexicano de 18 anos. Maleck é o melhor marcador dos sub-19, com oito golos em 12 jogos e tem impressionado tanto no campeonato de sub-19- Zona Norte - como na UEFA Youth League.

Com poucas opções para a frente de ataque e numa época com muitos jogos, não é de estranhar uma incursão no mercado de inverno por parte do FC Porto. Mas face as limitações financeiras, é provável que os responsáveis azuis-e-brancos optam pelos jogadores emprestados. Gonçalo Paciência, de 23 anos, tem sido titular no Vitória de Setúbal (quatro golos em 12 jogos) e é provável que seja chamado à base. A outra opção é Rui Pedro, avançado de 18 anos, emprestado ao Boavista (um golo em seis jogos).