Este artigo tem mais de 10 anos
Os insulares deslocam-se ao terreno do líder Sporting.
O treinador do Nacional, Manuel Machado, reconheceu esta sexta-feira que a equipa não terá tarefa fácil no sábado na deslocação ao terreno do líder Sporting, em jogo da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
«Será um jogo com grau de dificuldade elevadíssimo para as nossas cores e com uma margem de favoritismo, a cair, largamente, para o lado do Sporting», afirmou.
Em conferência de imprensa, Manuel Machado considerou que «é um jogo importante», pois o Nacional vai «jogar com o líder, no seu terreno e por aquilo que o Sporting representa».
Para Manuel Machado, o Sporting «está na corrida pelo título, pois é isso que a tabela classificativa traduz», lembrando ainda que o clube lisboeta «vai jogar em casa, perante mais de 30 mil adeptos, tendo na condição de visitado cedido pontos, com dois empates, apenas perante o Benfica e o Rio Ave».
O facto de o Nacional ter empatado em casa do FC Porto é desvalorizado pelo técnico, porque «o campeonato é feito de momentos», pois «o futebol é hoje equilibrado e ainda bem que assim é, embora existam expoentes, mas cada jogo deixa sempre um grande ponto de interrogação relativamente ao seu resultado final».
O treinador do Nacional considera que «o trabalho desta nova administração [do Sporting], quer diretiva quer técnica, está refletido na dinâmica que a equipa apresenta».
«Foi efetuada uma escolha muito criteriosa dos jogadores que compõem o grupo, com jogadores de um nível técnico muito elevado e uma dinâmica de jogo muito bem assimilada, com um conjunto de princípios e uma ideia geral que são notórios, e isso é trabalho do seu treinador, que tem conseguido implementar um conjunto de ideias que leva a que [a equipa] esteja onde está», afiançou.
Apesar de tudo, Manuel Machado refere que «a porta está entreaberta», pois a sua equipa tem «a ambição de jogar bem, pontuar e se possível ganhar».
“Já provámos que somos competitivos em qualquer estádio", assinalou, realçando ainda que o Nacional "é quinto classificado e isso não será por acaso" e assegurando que o Nacional tem "também um conjunto de argumentos para jogar".
Instado a se pronunciar sobre a aposta do Sporting em jogadores oriundos da sua formação, Manuel Machado foi cauteloso, afirmando que "as políticas desportivas dos clubes são da responsabilidade de cada um deles”.
“O Porto segue uma determinada política, que tem dado títulos em cima de títulos e vamos ainda ver o que vai acontecer nesta temporada. O Benfica tem um rumo visível, com uma aposta no mercado dos Balcãs, mas isso são opções que cabe a cada um decidir. O Sporting tem a que tem, talvez fruto do momento financeiro delicado que vive, mas o facto é que tem resultado e muito bem", disse.
Manuel Machado teceu ainda rasgados elogios a Leonardo Jardim, por quem disse nutrir "grande admiração", referindo que tem construído uma carreira "de modo muito sustentada, começando pela base”, dizendo que o seu homólogo “foi corajoso e foi tendo sucesso".
O Nacional, quinto classificado, com 20 pontos, desloca-se no sábado, ao Estádio José Alvalade para enfrentar o líder Sporting, que soma 32 pontos, num encontro marcado para as 20:15 horas e que será arbitrado pelo bracarense Manuel Mota.
Comentários