O FC Porto visita este domingo o Sporting, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 15ª jornada do campeonato nacional. Sérgio Conceição fez esta tarde a antevisão ao clássico.

Sporting tem defesa má

"Não acho. Nos últimos jogos, tem sofrido pouco e marcado muitos golos. É uma equipa que, com o Silas, gosta de atacar, mete muita gente no último terço e em zonas de finalização. Claro que, se não estiver equilibrada, pode sofrer mais, mas isso é normal. O Sporting tem sofrido pouco, acho que está uma equipa mais organizada, num bom momento. Acho que é uma equipa que sabe aquilo que faz, tem uma mobilidade muito interessante."

Corrida a 4 pelo campeonato

"A partir do momento em que seja possível, matematicamente, às equipas atrás de Benfica e FC Porto chegarem ao título, então digo que sim. O Sporting é um histórico. O Sporting de Braga tem lutado por esse objetivo. Antes davam o Sporting como morto e ontem já ouvi que, se vencer, poderá outra vez entrar na luta pelo segundo lugar. Há muitos pontos em disputa e muito campeonato pela frente."

Prefere criatividade ou rigor?

"Há o momento dos próprios jogadores, mas não podemos fugir à identidade da equipa, que têm de estar bem definida, independentemente do jogador que jogue. A relação entre os jogadores é o que faz com que eu defina a tática para o jogo e escolha o onze."

Paragens 

"É um transtorno maior para a minha família, que leva comigo mais tempo em casa. Não gosto destas paragens prolongadas. Há sempre aspetos positivos, como trabalhar situações individuais ou com jovens, corrigir certas situações, mas é muito tempo. Nestes meses, houve muitas pausas que não foram benéficas para o campeonato. E, mais tarde, vamos pagar por isso, estamos envolvidos em quatro competições e vai haver uma sobrecarga de jogos. Acho que tira um pouco não de brilho, mas da sequência de jogos que as pessoas e nós gostamos. Nós estávamos num momento bom, mas o Sporting também estava."