O treinador Rui Vitória disse hoje que o Vitória de Guimarães pretende alcançar um triunfo, no sábado, contra o Belenenses, para assinalar o jogo 2000 do clube no principal escalão do futebol português.

«Este dado demonstra a grandeza do clube, e seria muito bom ficar na história do Vitória, mas vai ser um jogo complicado, pois o Belenenses tem feito bons desempenhos nos últimos jogos», disse na antevisão da partida da 12.ª jornada da I Liga.

O treinador dos vitorianos avisou que o adversário de sábado «é uma equipa com características específicas, com jogadores altos em determinadas zonas do campo, que está bem organizada e vai tentar jogar no erro».

A equipa vimaranense regressou aos triunfos na segunda-feira, no terreno do Estoril-Praia, por 2-0, depois de cinco derrotas e um empate no mês de novembro. Para Rui Vitória, o resultado serviu, principalmente, para repor alguma justiça no trabalho realizado pela equipa.

«Foi bom para quebrar um ciclo e dar alguma verdade àquilo que vínhamos fazendo, pois a equipa foi sempre determinada e convicta. Foram três pontos importantes num campo difícil, contra um bom adversário», disse.

O treinador mostrou-se orgulhoso por cinco dos onze jogadores titulares na última partida serem oriundos da formação do Vitória, realçando que o clube é um dos poucos que coloca em prática a aposta nas camadas jovens.

«O clube tem uma ideia, um caminho que está a prosseguir. Isto apregoa-se e defende-se nos outros clubes, também, mas aqui podemos dizer que jogaram cinco jogadores da formação na equipa principal, e isso é uma satisfação enorme», salientou.

Rui Vitória está agradado, na corrente fase da época, com o processo defensivo que a equipa apresenta - o Vitória tem a quarta defesa menos batida na I Liga, com 10 golos sofridos -, e acredita que a equipa irá afinar o processo ofensivo com o trabalho.

«Em termos ofensivos, podíamos ter feito melhor e temos capacidade para isso. Há momentos em que não se criam oportunidades, mas há outros em que a bola entra com mais facilidade. Vamos melhorar com o tempo, até porque, na fase inicial da época, houve uma mudança estrutural na equipa», frisou.

O técnico vimaranense recusa que a equipa sinta mais dificuldades a jogar em casa do que fora, nesta temporada - o último triunfo dos vimaranenses, em casa, foi contra o Marítimo, por 1-0, a 07 de outubro.

«Torna-se difícil jogar fora e em casa. O Estoril só tinha ganho um jogo em casa, com o Nacional. Jogámos, aqui, com alguns adversários difíceis e perdemos alguns jogos no limite do tempo. Vamos acreditar que temos capacidade para ganhar, em casa», garantiu.

O Vitória de Guimarães defronta o Belenenses no sábado, às 18h00, no Estádio D. Afonso Henriques, com arbitragem de Vasco Santos, do Porto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.