O Estoril venceu o Sp. Braga por 2-1, em jogo de abertura da 27.ª jornada da I Liga. Mossoró fez o golo dos arsenalistas, Douglão (auto-golo) e Steven Vitória marcaram para os estorilistas.
As duas formações entraram em campo com a ambição de vencer. Uma vitória deixaria o Estoril em ótimas condições de garantir a última vaga de acesso a Liga Europa, enquanto para o Braga, seria uma forma de continuar a pressionar o Paços de Ferreira na luta pelo terceiro posto.
Mas para tal as duas equipas teriam de vencer um adversário inesperado e que deu muita luta: o forte vento que se fez sentir na Amoreira, que impossibilitava um futebol pelo ar.
E foi com um pouco de sorte mas também com ajuda do vento que o Braga fez o 1-0. Mossoró cruzou da direita, Douglas não se fez a bola, pensando que ia fora mas acabou por ver a bola entrar ao segundo poste.
E Mossoró parecia ser o único capaz de driblar o vento. Com a bola nos pés, o brasileiro protagonizou minutos depois um dos lances mais vistosos do encontro, ao passar por vários adversários na área, perto da linha de fundo, antes de ver ver a bola cortada para fora.
O Sp. Braga estava claramente melhor no encontro e poderia ter feito o 2-0 em duas ocasiões. Primeiro foi Carlão a finalizar uma boa jogada atacante com um remate forte que o guarda-redes Vagner defendeu com os punhos. Minutos depois foi Hugo Viana a pôr à prova o guardião brasileiro dos estorilistas.
No segundo tempo o Estoril entrou determinado em dar a volta ao marcador, com uma outra atitude e, a jogar a favor do vento, a formação de Marco Silva chegou ao empate num auto-golo de Douglão que, ao tentar cortar um cruzamento de Jerferson, traiu Quim.
A formação de Marco Silva continuou o assalto à baliza de Quim e chegou ao golo do triunfo pelo defesa goleador Steven Vitória. O defesa central foi até a área do Braga num canto para fazer o 2-1.
José Peseiro tentou ainda dar a volta ao jogo, colocando mais elementos atacantes em campo mas não conseguiu sequer empate. Os arsenalistas queixaram-se muito da arbitragem e Bruno Paixão (mostrou oito amarelos e um vermelho, a Elderson), que distribuiu cartões amarelos a “torto e a direito”, e ainda de uma queda de Custódio na área estorilistas mas que o árbitro de Setúbal, perto da jogada, mandou seguir.
Até o final as melhores oportunidades pertenceram ao Estoril mas Quim evitou males maiores para a sua baliza. Hugo Viana e Hélder Barbosa não defrontam o Moreirense na próxima ronda, por acumulação de amarelos.
O Estoril reforça assim o quinto lugar da I Liga, agora com 38 pontos. Já o Sp. Braga pode ficar a seis pontos do Paços de Ferreira (podem ser “sete” porque perde no confronto direto com os “castores”), caso os homens de Paulo Fonseca vencem o seu jogo.
Comentários