O Sporting recebeu e venceu o Sp.Braga por 2-0 em partida da 12.ª jornada da I Liga, garantindo assim a manutenção do primeiro lugar na prova e alargando para oito os pontos de vantagem sobre o rival minhoto.

Num duro teste à liderança, os 'leões' até entraram bem na partida, mas viram o Braga crescer e criar várias ocasiões de golo, chegando mesmo a introduzi-la no fundo das redes (num golo anulado pelo VAR a Paulinho, por fora de jogo), antes de Pedro Gonçalves e Matheus Nunes marcarem os golos que fizeram a diferença no resultado.

'Leão' entra melhor, mas perigo nem vê-lo

Com o Braga mais expectante, o Sporting entrou forte, tentando encostar o adversário à sua área nos minutos iniciais e, logo a abrir, só um fantástico corte de Ricardo Esgaio evitou que Nuno Santos se isolasse na cara de Matheus.

O Sporting continuou a pressionar alto, com a bola a rondar a grande área do Braga por várias vezes, mas sem conseguir criar lances de real perigo. Do outro lado, os visitantes mostravam dificuldades em conseguir sair em velocidade para o ataque e, numa das raras vezes que o conseguiram na primeira metade do primeiro tempo, Ricardo Horta rematou à figura de Adán.

Braga cresce, Adán e poste seguram o nulo

Foi um primeiro aviso para os minutos que se seguiram, que foram de um Braga em crescendo. De tal forma que, à passagem da meia hora, a turma minhota criou mesmo o melhor lance de golo até então. Passe fantástico de  a rasgar a defesa do Sporting e a isolar Ricardo Horta que, na cara de Adán, tentou o chapeú. O guardião espanhol, porém, esticou o braço direito e travou o esférico.

E os 'Gverreiros' terminaram mesmo a primeira parte por cima no jogo, só não saindo em vantagem por mero acaso. No seguimento de um pontapé de canto, outra vez Ricardo Horta a ficar perto de marcar, mas a errar o alvo e, pouco depois, num remate rasteiro à entrada da área após boa jogada coletiva, Al Musrat rematou forte à base do poste esquerdo da baliza à guarda de Adán.

14 centímetros negam o golo a Paulinho e é o Sporting a ganhar vantagem

A primeira parte terminou com o Braga ' por cima' e a segunda começou de forma idêntica, com o Braga a introduzir mesmo a bola no fundo das redes. Cruzamento de Sequeira na esquerda, cabeceamento certeiro, em salto de peixe, de Paulinho, mas o lance foi alvo de VAR e o golo anulado por fora-de-jogo. O avançado internacional português estava 14 centímetros adiantado em relação ao último defesa do Sporting.

O Sporting acordou com o susto e reagiu da melhor forma. Lance de ataque conduzido por Nuno Mendes pela esquerda, cruzamento largo para o segundo poste, Nuno Santos amortece, com classe, para trás e Pedro Gonçalves, o melhor marcador do campeonato, a rematar rasteiro e colocado, para o 1-0. Foi o seu 11.º golo na prova.

Braga reage bem, mas Adán brilha e o Sporting resolve o jogo

O Braga não acusou o golo e voltou à carga, remetendo o Sporting ao seu meio campo com uma pressão muito alta. A bola rondou, por várias vezes, a grande área verde e branca com perigo e aos 63 minutos só uma enormíssima defesa de Adán evitou o empate. Cruzamento atrasado de Esgaio e Ricardo Horta, com tudo para marcar, não conseguiu bater o guarda-redes espanhol, em noite inspirada.

Não marcou o Braga, voltou a marcar o Sporting num lance construído por dois homens vindos do banco. Sporar foi ganhando espaço e progredindo na grande área adversária, rematou de ângulo apertado, Matheus defendeu com dificuldade, para a frente e, na recarga, Matheus Nunes atirou para o fundo das redes.

Até ao fim o Braga ainda tentou marcar um golo que o relançasse na discussão do resultado, mas não conseguiu voltar a criar perigo como já havia conseguido antes de o Sporting ganhar vantagem e o marcador não voltou a mexer.

O triunfo permite ao Sporting seguir invicto na liderança, agora com 32 pontos. Os 'leões' somaram a sua quinta vitória consecutiva no conjunto de todas as competição, colocam pressão sobre Benfica e FC Porto, que jogam domingo, e eleva para oito os pontos de avanço sobre o Braga, que assim fica mais longe da luta pelo primeiro posto.

 Veja o resumo do jogo

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.