O Sporting acusou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de subserviência a mitos, depois de o organismo ter juntado os títulos do Campeonato de Portugal à Taça de Portugal.

Os ‘leões’ têm defendido ter 22 títulos nacionais e não 18, por considerarem que o Campeonato de Portugal entre 1921 e 1938 era o campeonato nacional e não a Taça de Portugal, como está publicado no site da FPF.

“A Federação Portuguesa de Futebol prestou-se, uma vez mais, a um exercício de absoluta subserviência e cedência aos mitos que, ao longo de vários anos, se foram construindo sobre o futebol português, contrariando em absoluto aquilo que são os princípios mais elementares do respeito pela verdade desportiva”, lê-se no comunicado dos ‘leões’.

De acordo com o Sporting, “ao integrar na Taça de Portugal os títulos conquistados entre 1921 e 1938 no então Campeonato de Portugal, a FPF trilha um caminho de revisionismo histórico desrespeitando aquela que era a interpretação generalizada e plasmada em toda a imprensa da época, que afirmava, sem hesitações, que era esta a competição que apurava, a cada ano, o campeão nacional”.

“E contrariando os factos assumidos pela própria Federação Portuguesa de Futebol, que, no seu site na internet, escreve o seguinte: ‘Em 1922 foi criado o primeiro campeonato de futebol organizado pela UPF [União Portuguesa de Futebol]. Os vencedores desta competição eram considerados os campeões da modalidade em Portugal”, afirmou.

O Sporting refere que, “na época de 1938/39, os títulos de campeão passaram diretamente do Campeonato de Portugal para o Campeonato Nacional da I Divisão”.

“Assim sendo, só por má-fé e profundo desrespeito por 3,5 milhões de Sportinguistas, é que se pode não reconhecer ao Sporting CP a conquista daqueles quatro títulos de campeão nacional entre 1921 e 1938, valorizando, com prejuízo do Sporting CP e benefício de outros, aquilo que se designava por Liga Experimental”, refere o comunicado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.