Em comunicado divulgado no seu site oficial, o Sporting anuncia que vai fazer uma participação à FIFA depois do Atlético de Madrid ter contratado Gelson Martins.

O clube leonino classifica de "inaceitável" o comportamento do emblema espanhol.

"Face ao inaceitável comportamento do Club Atlético de Madrid no processo relativo ao atleta Gelson Batalha Martins, que repudiamos, o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal Futebol SAD – que nesta negociação coomo em quaisquer outras apenas defenderá os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal e não quaisquer outros – deliberou, por unanimidade, apresentar uma participação na FIFA com pedido indemnizatório ao atleta e ao Clube, e pedido de aplicação de sanções desportivas a ambos.", pode ler-se me comunicado.

Ainda nesta sexta-feira, o jornal Record noticiava uma possível trégua entre as duas partes, para evitar que o assunto chegasse à FIFA. Contudo, os leões acabam por confirmar a intenção inicial, que passa por uma participação ao organismo máximo do futebol mundial.

Sporting anuncia participação à FIFA contra Gelson e Atlético de Madrid
Sporting anuncia participação à FIFA contra Gelson e Atlético de Madrid
Ver artigo

Recorde-se que na quarta-feira, o Atlético de Madrid anunciou a contratação de Gelson Martins.

Em comunicado, os 'colconheros' confirmaram que o internacional português chegou a Madrid como jogador livre e assinou por cinco temporadas.

O jornal 'As', de Espanha, revelou também os detalhes do negócio. O Atlético Madrid tentou sempre uma solução amigável com o Sporting já que não queria uma disputa judicial por um jogador que rescindiu. Os 'colchoneros' começaram por oferecer 15 milhões de euros, mais 10 em variáveis e, mias tarde, 20 milhões, mais dez variáveis. Todas as ofertas foram recusadas pelo Sporting, que também não aceitou a inclusão de jogadores como André Moreira e Vietto no negócio. Sousa Cintra queria 50 milhões de euros ou nada.

Com a intransigência do Sporting, os responsáveis 'colchoneros' acabaram mesmo por anunciar a contratação de Gelson Martins, até porque já tinha em sua posse o certificado internacional, emitido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que confirmava o extremo como jogador livre.

Gelson Martins foi o quarto a encontrar novo clubes depois dos incidentes em Alcochete

Gelson Martins tornou-se no quarto futebolista, dos nove que rescindiram contrato com justa causa com o Sporting, a encontrar clube, ao ser confirmado no Atlético de Madrid para as próximas cinco temporadas.

Antes de Gelson, o guarda-redes Rui Patrício comprometeu-se com os ingleses do Wolverhampton, o extremo Daniel Podence com os gregos do Olympiacos e o médio William Carvalho com o Betis, clube espanhol que chegou a acordo com os ‘leões’.

Por definir, continua o futuro do médio ofensivo Rúben Ribeiro, do médio defensivo argentino Battaglia e do jovem avançado Rafael Leão, todos ainda sem clube para 2018/19.

Dos nove que rescindiram unilateralmente, o médio Bruno Fernandes e o avançado holandês Bas Dost voltaram atrás com as decisões de sair e firmaram novos contratos com os ‘leões’