Com as atenções voltadas para o clássico entre FC Porto e Benfica, o Sporting recebeu o Moreirense este domingo, no Estádio José de Alvalade, com o intuito de ganhar e de se aproximar dos lugares cimeiros na tabela classificativa. À 13.ª jornada, os “leões” empataram como Moreirense (1-1). Um golo marcado por Cardozo (35’) para a turma visitante e outro de Montero (92’).

Marco Silva, técnico do Sporting, voltou a apostar no 4-4-2, com Slimani e Montero na frente, depois de ter apostado num 4-3-3 na visita frente ao Chelsea. Nani, lesionado, foi a principal baixa num conjunto de Alvalade que não perdeu nenhum dos últimos cinco jogos em casa. Miguel Leal, técnico da formação minhota, optou por um meio-campo trabalhador para contrariar o favoritismo verde e branco.

No último encontro de 2014 disputado em Alvalade, foi o Moreirense (que está a fazer o melhor arranque da sua história da primeira liga, 9.º classificado, a apenas seis pontos dos sportinguistas) o primeiro a criar perigo em Alvalade por intermédio de Arsénio logo aos 2’. Mas os “leões” rapidamente tomaram conta do rumo do jogo, com Adrien a atirar de forma perigosa para a baliza de Marafona num primeiro sinal da equipa conquistar os três pontos.

Carrillo seguiu o exemplo e, depois dos sportinguistas recuperarem a bola junto à área adversária, rematou cruzado com a bola a tirar tinta ao poste da formação minhota. O jogo estava rápido e tanto a formação da casa como o desinibido Moreirense tentavam criar perigo para as balizas adversárias. Aos 26’ o extremo peruano voltou a falhar incrivelmente quando tinha a baliza escancarada à sua frente.

O Sporting ameaçava, mas foi o Moreirense quem abriu o marcador. Cardozo fez o seu segundo golo no campeonato, de cabeça e após cruzamento saído dos pés de Arsénio. A pressão leonina acentuou-se, mas os minhotos, bem organizados, iam defendendo como podiam. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo, sendo que os “leões” já não saem em vantagem para o intervalo há quatro partidas (última vez foi com Marítimo em outubro).

A segunda parte começou com a mesma imprecisão dos “leões” na hora de finalizar, com Adrien a enviar a bola por cima da baliza após assistência primorosa de Slimani. As oportunidades iam sucedendo, mas os jogadores sportinguistas não tinham calma na hora de finalizar. Em vantagem, a formação de Moreira de Cónegos foi-se encolhendo e chegou a colocar dez jogadores dentro da sua área.

Alugava-se o meio-campo do Sporting, mas a coesão defensiva dos minhotos dava para as encomendas. O Moreirense pontuou pela primeira vez em Alvalade. O Sporting estava desequilibrado atrás e o atual nono classificado teve mesmo oportunidade para dilatar a vantagem. Aos 92’, Montero iguala o jogo e faz o resultado final, colocando justiça no resultado e ajudando o Sporting a somar o 4.º empate em casa.

Com o resultado deste domingo, o Sporting ocupa agora o quinto lugar a sete pontos do líder Benfica. Na próxima quarta-feira, os “leões” deslocam-se a Moreira de Cónegos para defrontar o Vizela (turma do Campeonato Nacional de Seniores não tem condições para receber a o jogo no seu recinto), uma partida referente aos oitavos de final da Taça de Portugal.