O Sporting regressou este domingo aos triunfos no campeonato nacional com uma vitória sobre o Paços de Ferreira por 2-0 em jogo a contar para a 29ª jornada. Bas Dost abriu o marcador aos 19' minutos da primeira parte enquanto que Bryan Ruiz dilatou a vantagem leonina aos 65' minutos do segundo tempo.

No regresso ao Estádio de Alvalade após duas derrotas consecutivas, e de muita polémica entre os jogadores do Sporting e Bruno de Carvalho, a equipa comandada por Jorge Jesus apresentou três alterações no onze titular em relação ao onze que perdeu com o Atlético Madrid por 2-0. Sem Fábio Coentrão e William Carvalho fora das opções do técnico leonino, Jorge Jesus apostou em Wendell e Acuña, e no lateral direito Ristovksi para o lugar de Cristiano Piccini.

Com as bancadas de Alvalade a assobiar Bruno de Carvalho antes do apito inicial, o Sporting sentiu algumas dificuldades no arranque da partida e foi o Paços de Ferreira a criar os primeiros sinais de perigo. Aos 3' minutos, um passe atrasado de João Góis permitiu a Pedrinho rematar, mas a bola desviou em Mathieu.

O Paços de Ferreira parecia querer explorar a ansiedade dos jogadores do Sporting em chegar à baliza de Mário Felgueiras, e aos 11' minutos um livre de António Xavier viu Rui Patrício defender para canto.

Numa altura em que o Sporting apresentava dificuldades em construir no seu meio campo ofensivo, o Paços de Ferreira acabou por sofrer um golo numa jogada bem desenhada entre Bryan Ruiz e Bruno Fernandes. O internacional costa-riquenho cruzou no lado esquerdo do ataque para a área, onde Bruno Fernandes com um toque subtil assistiu Bas Dost para o golo inaugural. O avançado holandês saltou mais alto do que o central pacense e de cabeça fez o primeiro da noite.

A vencer por 1-0, a equipa do Sporting recuperou a estabilidade emocional para apresentar as suas qualidades e o rendimento dos jogadores leoninos aumentou exponencialmente. Aos 32', um passe de Acuña muito rápido serviu Mathieu, mas o cruzamento rasteiro do francês acabou por ser intercepcionado no limite de Miguel Vieira.

Antes do intervalo, Bas Dost esteve perto do segundo golo após um cruzamento de Gelson Martins para o segundo poste, mas Miguel Vieira voltou a negar o segundo golo dos 'leões'.

No segundo tempo, o Sporting entrou determinado em chegar rapidamente ao golo na tranquilidade, e aos 52' minutos um remate de Gelson Martins ia entrando na baliza de Mário Felgueiras após um desvio em Assis. O guardião pacence estava atento à jogada e em cima da linha desviou para canto.

O Sporting pressionava nesta altura o adversário, e após um remate de Battaglia aos 53' minutos ia dilantando a vantagem, mas Mário Felgueiras, mais uma vez, a ser providencial na defesa. Na recarga, Bryan Ruiz atirou para a baliza, mas o esférico acabou por desviar num adversário. E à terceira, Coates remata, mas a bola bate em cheio na cara de Mário Felgueiras, que acabou por necessitar de ser assistido no relvado.

O Paços de Ferreira reagiu através de um pontapé de canto por intermédio de António Xavier, mas o cabeceamento de Luiz Phellype saiu por cima da baliza de Rui Patrício.

Aos 65' minutos, o Sporting acabou por dilatar o marcador por intermédio de Bryan Ruiz depois de uma jogada fantástica de Gelson Martins no lado esquerdo do ataque leonino. O número 77 conseguiu passar por Filipe Ferreira e na cara de Mário Felgueiras passou para trás onde surgiu Bryan Ruiz a atirar para o fundo da baliza.

A vencer por 2-0, o Sporting assumiu definitivamente o jogo e até podia ter ampliado ainda mais a vantagem. Aos 77' minutos, Bas Dost ainda colocou a bola dentro da baliza, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo do avançado holandês.

Até ao final do jogo, a equipa de Jorge Jesus tentou chegar ao terceiro golo, mas acabou por não conseguir bater Mário Felgueiras. Com este resultado, o Sporting cimentou o terceiro lugar do campeonato nacional e regressou aos triunfos depois da derrota em Braga por 1-0.

Na tabela, o Sporting passou a contar 68 pontos, seguindo a seis do líder Benfica, cinco do FC Porto e com mais três do que o Sporting de Braga, enquanto o Paços de Ferreira, com o central Rui Correia na baliza a partir dos 82 minutos, por lesão de Mário Felgueiras, manteve-se no 14.º lugar, com 28, quatro acima da ‘linha de água’.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.