Os três ‘grandes’ defrontam equipas da metade inferior da classificação na oitava jornada da I Liga com o líder Sporting a receber o Arouca e Benfica e FC Porto a enfrentarem Estoril Praia e Portimonense, respetivamente.

A equipa ‘leonina’, a única que ainda não perdeu na época 2023/24, comanda a prova com um ponto de vantagem sobre o Benfica, campeão em exercício, e três sobre o FC Porto, e terá a vantagem de conhecer os resultados dos rivais quando encerrar a ronda, no domingo.

Com um percurso 100% vitorioso em casa, o Sporting vai encontrar um adversário que ocupa o 13.º lugar e ainda não venceu fora do seu estádio, mas que, na época passada, causou muitos dissabores aos ‘leões’ na I Liga: vitória por 1-0 em Arouca e empate 1-1 em Alvalade.

A lesão sofrida pelo uruguaio Sebastián Coates no jogo anterior, com o Farense, poderá não impedir o influente defesa central de jogar no domingo, mas o treinador Rúben Amorim deverá abdicar do capitão na partida de quinta-feira, com os italianos da Atalanta, para a Liga Europa.

Depois de uma derrota por 1-0 na visita ao Inter Milão, a segunda seguida na Liga dos Campeões, o Benfica regressa no sábado à competição interna, na qual obteve na jornada anterior uma motivadora vitória na receção ao FC Porto, que lhe permitiu subir ao segundo lugar, ultrapassando os ‘dragões’.

Além do desaire, o jogo em Itália teve outras consequências negativas para a equipa orientada pelo alemão Roger Schmidt, uma vez que o defesa dinamarquês Alexander Bah e o avançado argentino Ángel Di María, melhor marcador dos ‘encarnados’ nesta temporada, com seis golos, saíram lesionados.

O Benfica está numa série de seis triunfos consecutivos na I Liga, após a derrota na estreia frente ao Boavista (3-2), e encontra o Estoril Praia numa situação muito fragilizada, no penúltimo lugar, com quatro derrotas e um empate nos últimos cinco encontros na prova.

Depois de ter sofrido no Estádio da Luz a primeira derrota na I Liga, o FC Porto, que hoje defronta o FC Barcelona para a Liga dos Campeões, recebe o Portimonense, 11.º posicionado, com um percurso recente fora de casa muito animador, com vitórias sobre Vitória de Guimarães e Vizela.

O treinador Sérgio Conceição debate-se com vários jogadores lesionados - Pepe, Marcano, Zaidu, Veron e Evanilson -, mas o FC Porto conta com o peso da história para a partida de domingo: venceu todos os 23 confrontos no seu recinto frente à equipa algarvia, entre os quais 20 para o campeonato.

O Boavista, que chegou a liderar a prova, procura reforçar o quarto lugar na sexta-feira, quando visitar o Moreirense, oitavo colocado, no jogo de abertura da jornada, enquanto o Sporting de Braga, quinto, espera prosseguir o processo de recuperação no sábado, na receção ao Rio Ave.

Os bracarenses venceram os últimos dois jogos, após um início de campeonato a meio gás, e ganharam ainda mais ânimo com a vitória conquistada na terça-feira sobre o Union Berlim, para a Liga dos Campeões, enquanto Álvaro Pacheco deverá estrear-se como treinador do Vitória de Guimarães ante o Famalicão, que opõe sexto e sétimo posicionados.

Programa da oitava jornada:

- Sexta-feira, 06 out:

Moreirense – Boavista, 20:15

- Sábado, 07 out:

Desportivo de Chaves - Gil Vicente, 15:30

Farense - Vizela, 15:30

Sporting de Braga - Rio Ave, 18:00

Estoril Praia – Benfica, 20:30

- Domingo, 08 out:

Casa Pia - Estrela da Amadora, 15:30

Famalicão - Vitória de Guimarães, 15:30

FC Porto – Portimonense, 18:00

Sporting – Arouca, 20:30