O Paços de Ferreira deu enorme “trambolhão” em relação à época passada, ao cair um recorde de 12 posições, mais 30 pontos, na I Liga de futebol, enquanto, no inverso, o Sporting “cresceu” 25 pontos e cinco posições.
Depois do histórico terceiro posto de 2012/13, sob o comando de Paulo Fonseca, que valeu o acesso ao “play-off” da Liga dos Campeões, o conjunto da Mata Real tombou para o 15.º, dependendo de uma “liguilha” para selar a manutenção.
Em resumo, o Paços de Ferreira baixou de terceiro para 15.º, e somou apenas 24 pontos, contra os 54 da época passada, liderando, pela negativa, os dois “rankings”.
Em matéria de descidas na tabela, o Sporting de Braga e o Rio Ave secundam os pacenses, com cinco lugares perdidos, sendo que também desceram posições o Vitória de Guimarães (uma) e o FC Porto e o Olhanense (ambos duas).
Quanto à pontuação, o FC Porto, que herdou o técnico do Paços de Ferreira (Paulo Fonseca), foi o segundo no “ranking” das perdas, com 17 pontos. O Sporting completa o pódio, com 15, seguido pelo Rio Ave, com 10.
O Vitória de Guimarães (menos cinco pontos), o campeão Benfica (três) e o Olhanense (um) também ficaram aquém da pontuação conseguida em 2012/13.
No que respeita a subidas, a mais significativa foi protagonizada pelo Sporting, que, após a pior época de sempre, somou este ano mais 25 pontos (67 contra 42).
Esta clara melhoria valeu a subida de cinco lugares, os mesmos que o Vitória de Setúbal trepou, no seu caso depois de contabilizar mais 13 pontos.
Na pontuação, também melhoraram o Estoril-Praia e a Académica (ambos mais nove), o Gil Vicente (seis), o Nacional (cinco) e o Marítimo (três).
Em termos de tabela, o Marítimo foi o terceiro melhor, com a subida de quatro lugares, seguido de Nacional e Académica (ambos três) e Benfica e Estoril-Praia, que subiram os dois uma posição. O Gil Vicente manteve-se imutável, no 13.º posto.
- Diferenças entre 2012/13 e 2013/14:
Comentários