O Sporting revelou esta terça-feira, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), todos os valores envolvidos nas operações realizadas no mercado de transferências do último verão.

Os 'leões' encaixaram perto de 52 milhões de euros (51,95 ME) em vendas no último mercado de transferências, valor que não inclui as verbas relativas aos empréstimos nem os acordos alcançados com jogadores e clubes sobre os quais pendiam ações judiciais.

Grande parte desta verba deve-se à transferência de Raphinha para o Rennes, que rendeu 21 milhões de euros aos cofres 'leoninos'.

No que toca a reforços, foram investidos 22,5 milhões de euros em reforços e a principal novidade passa pelo pagamento de 2 ME pelo empréstimo de Jesé Rodríguez. Este valor inclui o montante que a SAD terá de pagar pelos vencimentos do jogador.

De referir que a média de comissões pagas em todos os negócios é de 10,5% (5,55 milhões de euros), e só as vendas de Raphinha e Thierry ultrapassaram esta percentagem. No caso do extremo este acréscimo é explicado pelo seu contrato - assinado na direção anterior - garantia uma percentagem de 20% em qualquer venda. Ainda assim, foi negociado o pagamento de uma comissão inferior com o representante do brasileiro. Já no segundo caso foi necessário compensar a Gestifute e o empresário do lateral, Pedro Torrão.

Tudo somado, o Sporting investiu 27,8 milhões de euros em reforços (incluindo comissões e bónus), permitindo assim um saldo positivo de 48 milhões de euros, se incluirmos os acordos por Gelson Martins e Daniel Podence. Com a resolução amigável destes dois casos, com o Atlético Madrid e Olympiacos, entraram mais 29,5 milhões de euros.

A nível de empréstimos há também a registar a saída de 19 jogadores para clubes e estrangeiros, sendo que os únicos que asseguraram um retorno imediato, até ao momento, foram Matheus Pereira (WBA), Ivanildo (Trabzonspor) e Leonardo Ruiz (Varzim). O valor destas cedências fixou-se nos 800 mil euros, mas a SAD acredita que no final da época alguns destes jogadores assegurarão encaixes significativos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.