O Sporting criticou hoje a demora em retirar os adeptos do clube da I Liga de futebol das bancadas do Estádio da Luz no domingo, referindo que estiveram em "periclitante perigo durante cerca de 40 minutos".

Em comunicado publicado no seu sítio oficial, o Sporting refere que os seus delegados receberam a garantia que os adeptos do clube seriam "previamente encaminhados para os corredores interiores do estádio, local onde ficariam a aguardar até que fosse garantida a sua saída do estádio em segurança", o que não aconteceu.

"Ficaram retidos na bancada do estádio, por baixo da cobertura, por um período aproximado de 30 minutos após a saída dos adeptos do Benfica. Ninguém podia garantir que a queda de partes da cobertura não pudesse igualmente suceder na zona do estádio onde se encontravam os adeptos do Sporting, razão pela qual foi manifesta a situação de perigo a que ficaram sujeitos", refere o comunicado.

O Sporting explica que, após 30 minutos, a PSP permitiu que os adeptos se deslocassem para o corredor interno, mas que tinha dimensões "insuficientes para a quantidade de adeptos ali presente".

"Os adeptos do Sporting ficaram nesta situação de periclitante perigo durante cerca de 40 minutos e só depois lhes foi permitida a saída pelas escadas do estádio", acrescenta.

O comunicado da direção "leonina" refere ainda que houve "tratamento diferenciado na evacuação dos adeptos dos dois clubes", considerando que tal situação foi "inaceitável e de manifesta irresponsabilidade por parte dos agentes de segurança, responsáveis do Benfica e da entidade organizadora da competição".

O encontro entre Benfica o Sporting foi adiado devido aos danos na cobertura do estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.

As equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas, depois de recolherem aos balneários, já não regressaram. Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o seu adiamento.

A intempérie fez com que se desprendessem partes da cobertura do Estádio da Luz, que caíram sobre o relvado e as bancadas, sobretudo lã de rocha e placas metálicas. Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas.