O Sporting de Braga empatou, hoje, com o Rayo Vallecano 2-2, em jogo particular de futebol que serviu de apresentação aos seus sócios e adeptos para a nova temporada, tendo mostrado necessidade de algumas ‘afinações’.

Num jogo entre o quarto classificado da I Liga portuguesa e o 17.º da liga espanhola da época passada, a equipa de Madrid marcou primeiro, por Pelayo Fernández (13), mas a formação de Braga deu a volta ao marcador ainda na primeira parte, por Gabri Martínez (23) e Ricardo Horta (43), insuficiente para garantir o triunfo, porque, a fechar, Marco de las Sias, empatou a contenda (88).

O novo treinador ‘arsenalista’, Daniel Sousa, não pôde contar com Serdar e Vítor Carvalho (ambos em gestão de esforço), Robson Bambu (lesão muscular) e Bruma (gastroenterite), tendo apresentado dois reforços, num ‘onze’ inicial em 4x3x3, o extremo espanhol Gabri Martínez e o avançado marroquino El Ouzzani, e feito jogar 23 jogadores.

Foi o sétimo particular dos bracarenses da pré-temporada (cinco vitórias, um empate e uma derrota), que antecede em uma semana o primeiro jogo oficial da época, com a receção aos israelitas do Maccabi Petah Tikva, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

O Sporting de Braga não entrou bem no jogo e fechou-o também com poucas ideias, mostrando algumas debilidades sobretudo no eixo defensivo, mas pelo meio teve alguns bons períodos.

A má notícia da noite para os minhotos foi a saída precoce (12 minutos) de Paulo Oliveira, lesionado, tendo entrado para o seu lugar Rodrigo Beirão, que ‘subiu’ da equipa B.

No minuto seguinte, o jovem central, ainda ‘a frio’, foi ultrapassado num canto por Pelayo Fernández, que, de cabeça, fez o primeiro da partida (13).

O Braga demorou a reagir, mas, dez minutos depois, Roger falhou de forma incrível o empate, que surgiu ainda no mesmo minuto, quando Zalazar recuperou a bola já perto da área espanhola e, na sequência, Gabri Martínez fez o empate.

Pouco antes do intervalo, e materializando o ascendente dos bracarenses na partida, Ricardo Horta consumou a reviravolta com classe, um autêntico ‘passe’ para a baliza por entre as pernas do adversário (43).

O Rayo Vallecano regressou do intervalo com uma equipa quase totalmente nova – entraram 10 jogadores, tendo ficado apenas Pathé Ciss. Já Daniel Sousa, trocou apenas de guarda-redes, lançando Lukas Hornicek - ao longo da segunda parte, entraram mais 10 jogadores.

Num segundo tempo foi mais ‘morno’, nota para a estreia do último reforço dos ‘arsenalistas’, o defesa-central alemão Bright Arrey-Mbi, ex-Hannover 96, que apenas hoje de manhã realizou o primeiro treino com a equipa.

O Rayo Vallecano chegou ao empate perto do fim, com Marco de las Sias a surgir isolado na cara de Hornicek e a não perdoar (88).

Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Rayo Vallecano, 2-2.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

0-1, Pelayo Fernández, 13 minutos.

1-1, Gabri Martínez, 23.

2-1, Ricardo Horta, 43.

2-2, Marco de las Sías, 88.

Equipas:

- Sporting de Braga: Matheus, Victor Gómez, Paulo Oliveira, Niakaté, Adrián Marín, João Moutinho, Zalazar, Roger, Ricardo Horta, Gabri Martínez e El Ouzzani.

(Jogaram ainda: Rodrigo Beirão, Lukas Hornicek, Tiago Sá, João Marques, Gorby, Roberto Fernández, Banza, André Horta, João Vasconcelos, Bright Arrey-Mbi, Joe Mendes e Wdowick).

Treinador: Daniel Sousa.

- Rayo Vallecano: Daniel Cardenas, Abdul Mumin, Aridane Hernández, Pelayo Fernández, Luís Espino, Unai Lopez, Pathé Ciss, Jonathan Montiel, Álvaro Garcia, Jorge de Frutos e Raúl de Tomás.

(Jogaram ainda: Miguel Morro, Martin Pascual, Pepe Cahavarria, Oscar Valentín, Andrés Martin, Marco de las Sias, Randy Nteka, Isaac Palazón, Oscar Trejo, Florian Lejeune Gerard Gumbau, Etienne Eto’o e Bebé).

Treinador: Inigo Pérez.

Árbitro: David Silva (Porto).

Ação disciplinar: nada a assinalar.

Assistência: 10.577 espetadores.