Ao perder por 3-0 com o FC Porto, o Sporting terminou o segundo jogo seguido sem marcar qualquer golo, o quinto da época a ficar em branco. Até ao jogo no Dragão, só por duas vezes o Sporting não tinha marcado esta época: nas derrotas por 0-1 com o Chelsea em casa para a Champions e desaire fora com o Vitória de Guimarães por 3-0.

Nos últimos seis jogos, o Sporting venceu um, empatou três e perdeu dois, tendo marcado quatro golos e sofrido sete. Este periodo coincide com a eliminação na Liga Europa e os empates com Benfica e Belenenses para a Liga.

Este período coincide com a ausência de Slimani, o homem-golo de Alvalade. É certo que o argelino jogou alguns minutos frente ao Wolfsburgo e também contra o FC Porto mas o avançado está longe da sua melhor forma, depois de ter voltado lesionado da Taça das Nações Africanas. Fredy Montero não marca há cinco jogos, pelo que os sportinguistas suspiram pelo regresso do seu goleador. Durante a ausência de Slimano, Montero apenas marcou três golos nos dez jogos em que participou, o último dos quais ao Arouca, a 1 de fevereiro.

Tanaka, a terceira opção para o ataque, está longe de ter o "faro de golo " do argelino, apesar de ter apontado quatro golos na ausência de Slimani, entre jogos da Taça da Liga, Taça de Portugal e Campeonato.

Os comandados de Marco Silva apenas fizeram dois golos nos últimos quatro jogos, muito abaixo da média da équipa, de 1,9 golos por jogo. A baixa de forma da equipa é bem visível, já que o Sporting apenas ganhou três dos últimos dez jogos realizados.

O último golo de Slimani com a camisola do Sporting aconteceu a 3 de janeiro, na receção ao Estoril. Os "leões" venceram por 3-0, com Slimani a fazer o gosto ao pé. O avançado argelino é o melhor marcador dos "leões" na Liga com sete golos em 13 jogos, os mesmos de Montero que participou em todos os encontros até agora disputados na Liga.