O Sporting encontra-se no top-5 europeu de clubes que jogadores mais formaram. O clube de Alvalade terá formado 55 jogadores que jogaram nos 31 principais campeonatos europeus entre 1 de outubro de 2016 e 1 de outubro de 2017.

Segundo um estudo do Observatório de Futebol, que tem em conta jogadores entre 15 e 21 anos que ficaram num clube pelo menos três épocas, o clube leonino está em quinto lugar, sendo que sete destes atletas encontram-se a jogar nos 'verdes e brancos'.

O Benfica e FC Porto também se encontram nesta lista, sendo que os 'encarnados' surgem na 10ª posição, com 51 jogadores formados e cinco jogadores no plantel principal.

Já os 'dragões' estão na 13ª posição, com 45 jogadores formados e apenas um jogador na equipa principal.

No topo da lista está o Ajax, que formou 71 jogadores e conta com sete atletas na equipa principal. Em segundo lugar, está o Dínamo de Zagreb, que formou 67 jogadores e conta com dez atletas no plantel principal.

O top-3 é completo com o Partizan de Belgrado, que formou 61 jogadores e tem quatro atletas na primeira equipa.

Se tivermos em conta apenas as cinco principais ligas europeias, o Real Madrid encontra-se na primeira posição, com 41 jogadores formados e oito atletas no encontro principal.

Segue-se o Barcelona, com 34 jogadores formados e sete na equipa principal. O top-3 é completo com o Lyon, que formou 31 jogadores e tem 11 deles no plantel principal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.