O Sporting e a Académica discutem no sábado o quinto lugar da Liga portuguesa de futebol, numa 11.ª jornada em que o líder FC Porto procura manter a distância e o Benfica esquecer a goleada no Dragão.

Depois de duas vitórias consecutivas e quatro jogos sem perder, o Sporting perdeu em casa na segunda-feira com o Vitória de Guimarães, por 3-2, num encontro em que entrou para os últimos 15 minutos a vencer por 2-0.

Para o encontro de Coimbra, o treinador dos “leões”, Paulo Sérgio, não poderá contar com Maniche, expulso frente aos vimaranenses, além de Liedson e Pedro Mendes, que não deverão recuperar das respectivas lesões.

O Sporting, que ocupa o sexto posto a 13 pontos do FC Porto, visita a Académica, quinta, e que tem o segundo melhor ataque da prova, com 17 golos, mais seis do que os “leões”.

Depois da goleada imposta ao rival Benfica, os “dragões”, com três triunfos consecutivos e ainda sem derrotas, recebem no domingo o Portimonense, num encontro para o qual não poderão contar com João Moutinho, que “limpou” os amarelos para poder defrontar o Sporting na próxima ronda.

Pela frente, o FC Porto terá um conjunto algarvio, antepenúltimo da classificação, ainda só com dois triunfos e que não vence há quatro jornadas.

Na ressaca da humilhação sofrida no Dragão, o Benfica tem, em teoria, o melhor adversário para “sarar as feridas”, uma vez que recebe no domingo a Naval 1.º de Maio, última classificada e que apenas tem uma vitória, alcançada na segunda jornada.

Contudo, o treinador dos “encarnados”, Jorge Jesus, terá alguma dificuldade para construir a equipa, uma vez que tem três jogadores castigados – Luisão, Maxi Pereira e Carlos Martins – e ainda não conta com o lesionado Cardozo.

No sábado, disputa-se o “derby” minhoto, com o Vitória de Guimarães, segundo classificado e motivado pelo triunfo em Alvalade, a encontrar o Sporting de Braga, longe do fulgor da última temporada.

Os bracarenses, a fazer uma carreira positiva na Liga dos Campeões, ocupam apenas o sétimo lugar da Liga portuguesa, com duas derrotas consecutivas e quatro nas últimas sete jornadas.

A ronda inicia-se na sexta-feira com outro “derby”, na Madeira, com o Nacional, quarto classificado, a receber o Marítimo, a recuperar lentamente de um mau início de época e que já não perde há quatro rondas, nas quais somou três empates e um triunfo.

Programa da 11.ª jornada:
- Sexta-feira, 12 Nov.:
Nacional - Marítimo, 20:15 (SportTV)
- Sábado, 13 Nov.:
Vitória de Guimarães – Sporting de Braga, 19:15 (SportTV)
Académica - Sporting, 21:15 (SportTV)
- Domingo, 14 Nov.:
Rio Ave – Paços de Ferreira, 16:00
Leiria - Vitória de Setúbal, 16:00
Olhanense - Beira-Mar, 16:00
Benfica – Naval 1.º Maio, 18:15 (TVI)
FC Porto - Portimonense, 20:15 (SportTV)