Sporting e FC Porto ‘lutam’ no sábado, em Alvalade, pela liderança da I Liga de futebol, e também para se manterem 100% vitoriosos, no primeiro clássico da temporada, em embate entre melhor ataque e melhor defesa da prova.
Os dois históricos emblemas chegam à quarta jornada só com triunfos, com o campeão Sporting a apresentar um registo impressionante de 14 golos e o FC Porto a não ter qualquer golo sofrido neste arranque de campeonato.
Empatados no topo com nove pontos, uma vitória mantém qualquer uma das equipas na frente da I Liga, e de forma isolada caso o Famalicão não consiga triunfar no domingo no campo do Vitória de Guimarães.
Após a Supertaça (vitória 4-3 do FC Porto no prolongamento), numa partida em que os ‘leões’ desperdiçaram uma vantagem de três golos, a equipa de Rúben Amorim vai tentar mostrar que o jogo em Aveiro foi apenas um ‘acidente’, num Estádio José Alvalade em que tem sido ‘rei’.
Em 2023/24, o Sporting venceu todos os 17 jogos que disputou em casa para a I Liga, incluindo precisamente com o FC Porto, com um registo de 57 golos marcados e apenas 11 sofridos.
Já esta temporada, os ‘leões’ iniciaram o campeonato com uma vitória sobre o Rio Ave (3-1) em Alvalade, seguindo-se as goleadas no campo de Nacional da Madeira (6-1) e Farense (5-0).
O capitão Hjulmand, após dois jogos ausentes devido a lesão, tem o regresso quase confirmado, ficando a dúvida se Nuno Santos, também com problemas físicos, irá fazer o seu primeiro jogo pelos ‘leões’ esta época.
Enquanto o Sporting vive a continuidade de Rúben Amorim, o FC Porto está a iniciar a ‘era’ Vítor Bruno, com resultados positivos até agora, com a conquista da Supertaça e também um bom início de I Liga.
O guarda-redes Diogo Costa chega a Alvalade imbatível na competição, com o FC Porto a bater Gil Vicente (3-0) e Rio Ave (2-0) em casa e o Santa Clara (2-0), nos Açores.
Galeno tem sido o destaque dos ‘dragões’ neste arranque de época, numa partida em Vítor Bruno poderá estrear Fábio Vieira, de regresso ao clube por empréstimo do Arsenal, e também os avançados Samu Omorodion e Denis Gul, que chegaram durante a semana.
O encontro está agendado para as 20:30 e terá arbitragem de Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.
Comentários