O Sporting chegou a Coimbra com necessidade de vencer para não ficar mais distante dos lugares cimeiros e para limpar a má imagem deixada diante do Vitória de Guimarães (derrota por 3-2) na última jornada. Isso ficou patente em campo nos primeiros 45 minutos com a resposta dada pelos jogadores do Sporting que se traduziu em dois golos marcados e nenhum sofrido.

Os leões entraram com vontade de tomarem conta da partida e remeterem a Académica à sua área defensiva. Quando ainda as ideias estavam a ser transpostas da teoria para a prática, já o Sporting vencia por 1-0.

Na primeira jogada de perigo da partida, Vukcevic cruzou na esquerda para Valdés e o chileno rematou para defesa incompleta de Peiser. O jogador do Sporting correu para fazer a recarga, mas sofreu carga de Nuno Coelho. O árbitro da partida, Artur Soares Dias, não teve dúvidas e assinalou para a marca de grande penalidade. Valdés, chamado à conversão não falhou e fez o primeiro golo do encontro.

A Académica demorou a reagir e só à passagem do minuto 21 conseguiu chegar com relativo perigo à baliza de Rui Patrício. O avançado Miguel Fidalgo, de fora da área, tentou alvejar a baliza adversária, mas a bola saiu por cima. Seguiu-se um remate de Diogo Valente, a mais de 40 metros de distância, à figura do guarda-redes leonino.

Quando a equipa de Jorge Costa se libertava e começava a ganhar um ligeiro ascendente, eis que chegou o segundo golo da formação verde-e-branca. Ao minuto 32, Hélder Postiga ganhou a bola na ala direita e cruzou para a pequena área onde surgiu Valdés. O chileno libertou-se de um adversário e deixou a bola em Vukcevic que, de pé esquerdo, fez o segundo para o Sporting.

Até ao final do primeiro tempo não mais mexeu o placard, seguindo-se para o descanso com este resultado.