O Sporting está praticamente obrigado a vencer o 'clássico' com o FC Porto, no Dragão, sob pena de deixar escapar o Benfica na corrida ao título da I Liga portuguesa de futebol.

Na abertura da 32ª e antepenúltima jornada, na sexta-feira, o Benfica recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, por 1-0, colocando a pressão do lado dos 'leões', segundos classificados, que chegam ao embate com o FC Porto com cinco pontos de atraso para os bicampeões nacionais - 77 contra 82.

Em caso de empate ou derrota do Sporting, e com duas jornadas pela frente, o Benfica pode sagrar-se campeão na ronda seguinte, na visita ao Marítimo, o que seria o terceiro título consecutivo dos 'encarnados' e o primeiro sob comando de Rui Vitória, depois do 'bi' alcançado com o atual técnico 'leonino', Jorge Jesus.

O encontro entre segundo e terceiro classificados – separados já por 10 pontos - está marcado para as 18h30, no estádio do Dragão, e será arbitrado por Artur Soares Dias, da associação do Porto.

Antes, o Tondela, último classificado, mas com três vitórias nos últimos quatro jogos, procura mais um bom resultado, em casa, frente ao 'europeu' Rio Ave (6.º), sabendo que pode beneficiar do encontro do dia seguinte entre União da Madeira (16.º) e Académica (17.º). Os insulares, logo acima da zona de despromoção, têm mais três pontos do que os tondelenses, enquanto os 'estudantes' têm apenas mais um.

Somente a um ponto do Rio Ave, o Paços de Ferreira (7.º), vindo de um triunfo sobre o Sporting de Braga, recebe o Belenenses e espera poder capitalizar um eventual deslize dos vila-condenses.

Programa e resultados da 33.ª jornada:

- Sexta-feira, 29 abr:

Benfica – Vitória de Guimarães, 1-0

Sporting de Braga – Vitória de Setúbal, 3-2

- Sábado, 30 abr:

Tondela – Rio Ave, 16:00

Belenenses – Paços de Ferreira, 16:00

FC Porto - Sporting, 18:30 (Sport TV)

- Domingo, 1 mai:

Moreirense – Boavista, 16:00

Estoril-Praia – Marítimo, 16:00 (Sport TV)

Arouca – Nacional, 18:15 (Sport TV)

União da Madeira – Académica, 20:30 (Sport TV)