O Sporting, que para já conseguiu manter as principais figuras, ataca a I Liga de futebol à procura do 21.º título de campeão e, sobretudo, de fazer história e alcançar o seu primeiro ‘bi’ em mais de 70 anos. Os leões entraram com o pé direito, ao vencerem o Rio Ave por 3-1 na primeira ronda da prova.
Campeão na última temporada, é preciso recuar até 1951/52 para encontrar a última vez que o emblema de Alvalade conquistou dois títulos nacionais seguidos, cenário que terá ajudado o técnico Rúben Amorim a manter-se no comando pelo menos mais um ano, apesar do ‘chamamento’ do futebol inglês.
Especial: Tudo sobre a nova época na I Liga - análises, entrevistas, fotos e vídeos
Só por duas vezes na sua história o Sporting festejou dois campeonatos seguidos, primeiro em 1946/47 e 1947/48, numa série que acabou em ‘tri’, e depois em 1950/51 e 1951/52, alcançado mais tarde o ‘tetra’.
Amorim, que segue para a sua quinta época completa seguida, terá continuado em Alvalade para fazer história, assim como o avançado sueco Gyökeres, embora, no caso do jogador de 26 anos, tudo possa mudar até final de agosto, início de setembro, altura em que o mercado de transferência fica encerrado, para o alivio de muitos treinadores espalhados pela Europa fora.
A continuidade do melhor marcador e melhor jogador da última edição da I Liga é, para já, a grande ‘contratação’ dos ‘leões’ para 2024/25, embora pela primeira vez em quase uma década o plantel não contará com o agora ex-capitão Sebastián Coates, central uruguaio de 33 anos que regressou a ‘casa’ ao Nacional Montevidéu.
Coates é, para já, sobretudo à sua experiência e liderança, a grande baixa do Sporting para a nova época, com o internacional belga Debast a chegar para ocupar a sua vaga, embora tenha apenas 20 anos e nenhuma experiência fora do futebol do seu país.
Paulinho, que durante quatro anos teve uma relação pouco saudável com os adeptos ‘leoninos’, oscilando quase entre o ‘amor e ódio’, rumou ao México e deixou o Sporting com uma falha ainda por preencher no lugar de segundo avançado e substituto de Gyökeres, ainda mais numa temporada em que os ‘leões’ vão estar em várias frentes, incluindo a Liga dos Campeões.
O dinamarquês Hjulmand, que já prometeu falar português fluente o mais cedo possível, é agora a novo capitão e, na baliza, o recém-chegado bósnio Kovacevic parece ser o novo dono, embora tenha ‘borrado e muito a pintura’ na Supertaça com o FC Porto.
Nesta posição, o uruguaio Franco Israel parece voltar outra vez a suplente, apesar das boas indicações que deixou no final da última temporada, quando rendeu o lesionado Adán.
Destaque ainda para Quenda, de 17 anos, que parece ter ganho um lugar no plantel durante a pré-temporada, chegando mesmo a ser titular, e a marcar um golo, perante o FC Porto na Supertaça.
O Sporting arrancou a defesa do título na passada sexta-feira, com uma vitória por 3-1 na receção ao Rio Ave, e terá o seu primeiro teste já no final de agosto, na quarta ronda, com o duelo perante o FC Porto em Alvalade.
Só no final do ano, nos últimos dias de dezembro, o Sporting vai encontrar o Benfica, também em Alvalade, numa primeira volta em que recebe os principais rivais em casa.
Comentários