O Sporting, que no sábado recebe o Nacional, em jogo da 14.ª jornada, pode terminar o ano na liderança da I Liga portuguesa de futebol, algo que não acontece há 12 anos, desde que foi campeão.
É preciso recuar até ao último título, em 2001/2002, então com o treinador romeno Laszlo Boloni, para ver os “leões” na liderança da Liga ao final do ano.
Na última jornada deste ano, programada para o fim de semana, a equipa treinada por Leonardo Jardim, e que lidera o campeonato com mais dois pontos do que FC Porto e Benfica, recebe no sábado o Nacional, quinto classificado.
Os “leões” já sabem nesse dia o resultado dos rivais, que jogam na sexta-feira, e o clube de Alvalade depende apenas de si próprio para segurar o comando da prova.
Frente ao Nacional, comandado por Manuel Machado, o Sporting não terá jogo fácil, com o sobreaviso de o adversário ter empatado no Dragão (1-1), apesar de ter perdido no Estádio da Luz (2-0).
O tricampeão FC Porto entrará em campo na sexta-feira, com a receção ao Olhanense (14.º classificado), num jogo acessível à equipa de Paulo Fonseca, enquanto o Benfica tem nova deslocação, desta feita a Setúbal.
No Estádio do Bonfim, teoricamente difícil, as “águias” não deixam de ter favoritismo frente aos sadinos (10.ºs), num campo em que venceram nas últimas três temporadas e empataram apenas na primeira época de Jesus (1-1, 2009/10).
O Benfica tem em dúvida o guarda-redes Artur, com uma subluxação, abrindo espaço para o suplente Oblak, enquanto o goleador Oscar Cardozo deverá continuar de fora.
A 14.ª jornada, a última antes do final do ano, tem início na quinta-feira, com o Marítimo (11.º) a receber o Sporting de Braga (7.º), mas com as equipas separadas apenas por três pontos.
O maior número de jogos está marcado para sábado, dia em que, além da receção do Sporting ao Nacional (20:15), disputa-se o Paços de Ferreira-Rio Ave (16:00) e o Vitória de Guimarães-Académica (18:15).
A ronda termina no domingo, com o Gil Vicente (8.º) – a atravessar uma série menos boa, não vence desde a nona jornada - a ter a visita do Arouca (14.º) e o Belenenses (13.º) a receber o europeu Estoril (4.º).
A equipa estorilista continua a ser, à semelhança da última temporada, uma das sensações, ocupando o quarto lugar na Liga, a sete pontos de FC Porto e Benfica, segundo e terceiro, e com mais três em relação a Nacional (5.º) e Vitória de Guimarães (6.º).
Programa da 14.ª jornada:
- quinta-feira, 19 dez:
Marítimo – Sporting de Braga, 20:00 (SportTV).
- sexta-feira, 20 dez:
FC Porto – Olhanense, 19:00 (SportTV).
Vitória de Setúbal – Benfica, 21:00 (SportTV).
- sábado, 21 dez:
Paços de Ferreira – Rio Ave, 16:00.
Vitória de Guimarães – Académica, 18:15 (SportTV).
Sporting – Nacional, 20:15 (SportTV).
- domingo, 22 dez:
Gil Vicente – Arouca, 16:15.
Belenenses – Estoril, 19:15 (SportTV).