Pedro Gonçalves regressou aos relvados na passada vitória do Sporting perante o Santa Clara, depois de ter estado de fora das opções por cinco meses. Apesar de não contribuir dentro de campo há vários meses, o médio é visto como uma das peças fundamentais para o clube leonino. Em virtude disso, Frederico Varandas estará a ponderar renovar contrato com o português, apesar de o mesmo estar vinculado até 2027.

O jogador de 26 anos chegou ao Sporting em 2020, proveniente do Famalicão, e foi ganhando espaço na equipa leonina até se tornar num líder de balneário. Para além disso, Pedro Gonçalves foi tendo sempre uma influência muito significativa nos resultados do clube.

Contudo, a lesão e o elevado tempo de recuperação atrapalharam a sua prestação, principalmente depois de ter tido uma recaída por alegada culpa do jogador. Pedro Gonçalves terá desrespeitado as decisões superiores (departamento clínico/Unidade de Performance), o que levou a que a ausência fosse prolongada.

Ainda assim, a negociação entre as duas partes só deverá ficar concluída no final do campeonato e da Taça de Portugal, no caso de chegarem à final.

É de recordar que o Sporting pagou 6,5 milhões de euros ao Famalicão por 50% do passe do jogador. No entanto, a excelente adaptação levou a que a SAD leonino procurasse garantir mais 40% do passe por sete milhões de euros. Desta feita, o Famalicão fica com 10%.

No passado, o médio chegou a ser apontado a vários clubes europeus, como foi o caso do Bayer Leverkusen e o Aston Villa. Contudo, a oferta dos alemães de 30 milhões de euros foi combatida pelos leões com os 80 milhões de euros da cláusula de rescisão. Atualmente, a procura pelo jogador é menor, tendo em consideração o momento de forma menos desejável.