O Sporting venceu este domingo o Arouca por 3-0 em jogo a contar para a 10ª jornada, e igualou o FC Porto no segundo lugar do campeonato depois do empate no 'clássico' do Dragão a 1-1. Um golo de Bas Dost e dois golos de Joe Campbell garantiram os três pontos para a equipa de Jorge Jesus que assim recuperou para cinco pontos de desvantagem para o líder Benfica.

No regresso ao Estádio de Alvalade depois da derrota em Dortmund para a Liga dos Campeões, a equipa do Sporting apresentou-se determinado, perante os seus adeptos, em inverter um ciclo negativo de três empates consecutivos no campeonato nacional. Com Bas Dost no onze titular e o regresso de João Pereira e Adrien Silva, os 'leões' de Jorge Jesus entraram dominadores perante uma equipa do Arouca que aguentou apenas nove minutos até o golo inaugural de Bas Dost.

O avançado holandês aproveitou uma desatenção da defesa do Arouca para rematar para o fundo da baliza aos nove minutos e dar tranquilidade às bancadas de Alvalade, que acabariam por voltar a ver golos só na segunda parte.

No regresso dos balneários para a etapa complementar, o Arouca ainda esboçou uma reação, mas o nível exibicional do Sporting não permitiu qualquer investida mais perigosa à área de Rui Patrício. Aos 55 minutos Joel Campbell fez o 2-0 de cabeça, e praticamente sentenciou o jogo, uma vez que aos 68 minutos Bas Dost fez o 3-0 final com o Arouca já reduzido a 10 unidades.

Com este resultado, o Sporting passou a somar os mesmos 21 pontos do que o FC Porto, embora com pior diferença de golos, ficando a cinco do líder Benfica. Já o Arouca, que jogou reduzido a 10 unidades desde os 49 minutos, por expulsão de Vítor Costa, caiu para a zona de despromoção e é agora 17.º, com oito pontos.