O Sporting aguarda com expectativa sobre as consequências que podem surgir no mapa de castigos do Conselho de Disciplina (CD) relativamente ao cartão amarelo mostrado a João Palhinha e à expulsão de Rúben Amorim no final do encontro com o Famalicão (1-1).

De acordo com o jornal O Jogo, a indignação dos 'leões' centra-se no árbitro assistente Nuno Manso, com o clube de Alvalade a entender que não houve qualquer motivo que justificasse a indicação de expulsão de Rúben Amorim.

Também Hugo Viana foi expulso por protestos, na sequência de palavras trocadas com Nuno Manso.

O relatório do árbitro da partida, Rui Costa, dá conta de todos os detalhes das palavras dirigidas pelos dois elementos leoninos à equipa que dirigiu o encontro. "Vai para o c..., vai-te f..., conseguiste o que querias", disse Amorim, segundo os registos de Rui Costa.

Já o diretor desportivo dos 'leões' dirigiu-se ao quarto árbitro e terá proferido "palavras injuriosas dirigidas à equipa de arbitragem". "É uma vergonha, uma vergonha, vocês são uma vergonha, vocês são mesmo uma vergonha, tenham vergonha na cara", atirou Viana.

"Já no túnel de acesso aos balneários, dirigiu-se ao árbitro assistente n.º 1, com o dedo indicador em riste, apontado para a cara deste, gritando, com um tom intimidatório: 'Diz-me porque expulsaste o treinador, diz-me, diz-me. Queres-me expulsar, expulsa-me, expulsa-me'", acrescentou Hugo Viana, citado por Rui Costa.

Desta forma, Rúben Amorim arrisca ser impedido de sentar-se no banco dos suplentes, pelo menos, no próximo encontro frente ao Farense, na próxima sexta-feira. O mapa de castigos deverá ser conhecido durante esta terça-feira.

O caso de Palhinha é mais complexo. O médio viu, frente ao Famalicão, o sexto cartão amarelo da temporada. No entanto, o jogador não chegou a cumprir um jogo de castigo depois de ter visto o quinto amarelo no encontro com o Boavista, a 26 de janeiro, como obriga o Regulamento Disciplinar.

Na sequência do recurso de Palhinha, o TAD decidiu manter o quinto cartão amarelo mas retirar-lhe o efeito suspensivo, numa decisão da qual quer a Federação, quer o Conselho de Disciplina recorreram. Nesse sentido, o Sporting aguarda pela posição do Conselho de Disciplina.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.