O Sporting sofreu, por culpa própria, para vencer o Boavista no Bessa, em jogo da 11.ª jornada da I Liga. Bas Dost fez o único golo do jogo, num encontro onde os ´leões` atiraram duas bolas aos ferros e jogaram os últimos oito minutos com menos um, devido a expulsão de Ruben Semedo. A magra vitória coloca os ´leões` no segundo posto com 24 pontos, menos dois que o líder Benfica que só joga no domingo.

Frente ao 8.º colocado da Liga, com 13 pontos, o Sporting sabia que não pode perder mais pontos até ao dérbi com o Benfica. Para este jogo com os axadrezados, Jorge Jesus deu a titularidade a Schelotto e Campbell, deixando Bryan Ruiz no banco, isso em relação a equipa que perdeu com o Real Madrid na terça-feira para a Champions. Era importante fazer a gestão da equipa, depois de um encontro intenso frente aos merengues.

Já Miguel Leal teve de ser criativo para formar o onze, já que se deparava com vários jogadores indisponíveis. O técnico axadrezado não pode contar com Tiago Mesquita e Daf (lesionados); Henrique, Lucas, Idris e Bukia (castigados). Iuri Medeiros, emprestado pelo Sporting, não podia também enfrentar a equipa leonina.

O jogo, tal como já se esperava, não foi fácil para o Sporting. De recordar que este é um campo tradicionalmente muito complicado para o Sporting. Nos duelos entre ´panteras` e ´leões` no Bessa, o saldo é favorável aos axadrezados, com 25 vitórias contra 11 dos ´leões` em 57 jogos. Registaram-se 21 empates. Já no histórico geral de jogos entre estas duas formações, é o Sporting quem leva vantagem, com 55 vitórias contra 28 vitórias do Boavista, em 118 jogos. Os restantes 35 terminaram empatados.

Na primeira parte só deu Sporting. A dinâmica de Joel Campbell pela direita, onde estavam ainda Gelson e Schelotto, foi difícil de controlar por parte do Boavista. O costa-riquenho caia sempre por esse corredor onde criava situações de superioridade numérica e desequilíbrio. Foi daí que Gelson centrou para a cabeça de Bas Dost fazer o 1-0 aos 25 minutos. O holandês marcou o seu 7.º golo na I Liga. Antes o mesmo Bas Dost tinha atirado ao poste aos oito minutos, Adrien tinha estado perto do golo aos 15 e Gelson tinha perdido uma soberana oportunidade aos 23. O único lance de registo do Boavista em termos ofensivos foi um remate de Carlos Santos aos 42 minutos, por cima, já dentro da área, depois de alguma insistência.

O segundo tempo foi diferente. O Boavista teve de subir mais no terreno, passou a incomodar mais o Sporting que ia cometendo alguns erros na zona defensiva. Mas antes de crescer verdadeiramente no jogo, foi o Sporting a estar mais perto do 2-0 em várias situações. Campbell viu Agayev negar-lhe o golo aos 55 minutos. Aos 74 é Bruno César a rematar com estrondo à barra. No minuto seguinte foi Bas Dost a ter tudo para fazer o 2-0 mas o holandês não conseguiiu desviar o centro de João Pereira, que entretanto entrara no lugar do lesionado Schelotto.

Nos bancos, os treinadores tentavam mudar o rumo dos acontecimentos: Jesus à procura de maior frescura na frente para tentar ´matar` o jogo, Miguel Leal a apostar mais no ataque, para tentar o empate. Samu entrou para o lugar de Fábio Espinho e Anderson Carvalho ocupou a vaga de Anderson Correia. Jesus meteu Bryan Ruiz no lugar de Campbell.

Aos 83 minutos Ruben Semedo foi expulso com duplo amarelo, depois deu uma falta sobre Schembri. O central já tinha visto amarelo aos 57 por agarrar Renato Santos, num lance em que mostrou confiança a mais.

Apesar da vantagem numérica, a verdade é que o Boavista nunca conseguiu criar uma verdadeira situação de golo. O Sporting passou a jogar com o relógio, arriscando pouco e controlando o jogo até ao apito final. A magra vitória coloca os ´leões` no segundo posto com 24 pontos, menos dois que o líder Benfica que só joga no domingo. Já o Boavista sofreu a primeira derrota na I Liga com Miguel Leal ao comando. Os axadrezados são agora 11.ºs, com 13 pontos.