Era para ser um dia mais ou menos calmo em Alvalade, onde apenas se esperava a chegada de um avançado para o lugar de Bas Dost. Mas rapidamente tudo se transformou, com os rumores de que mais jogadores podiam sair de Alvalade, ainda de manha.

As horas foram passando, os adeptos do Sporting agarrados aos telemóveis e computadores para sabre tudo sobre as últimas horas do mercado e... nada. Os rumores davam conta das eminentes saídas de Raphinha, muito falado para o Rennes, mas também de Thierry Correia, apontado ao Valência e Diaby, desejado pelo Besiktas. Sobre entradas, Jesé Rodriguez, Bolassie e Fernando eram os nomes falados para chegar a Alvalade.

A pouco mais de quatro horas para o fecho do mercado, veio o primeiro sinal: Sporting e Valência chegaram a acordo para a transferência do lateral Thierry Correia, recebendo os 'leões' 12 milhões de euros, além de 10 por cento de uma futura venda do internacional sub-21 por Portugal. Thierry começou a época como a quarta opção para a lateral direita mas as lesões de Rosier e Ristovski e a má prestação de Bruno Gaspar atiraram-no para a titularidade.

Nem tinham passados 20 minutos após o anúncio da venda de Thierry Correia e já a SAD liderada por Frederico Varandas fazia outro negócio: Abdoulaye Diaby, extremo maliano, era emprestado ao Besiktas, ficando os turcos com opção de compra no final da época.

E, cinco minutos depois de Diaby, os 'leões' anunciavam nas redes sociais a chegada de Fernando, extremo que chegou emprestado pelo Shakhtar Donetsk.

Foi uma hora frenética já que nem tinha passado 60 minutos desde o anúncio do negócio Thierry e já os 'leões' finalizavam mais uma venda: Raphinha assinava pelo Rennes de França, com o Sporting a receber 21 milhões de euros pelo brasileiro de 22 anos.

Com tantas saídas, já havia sportinguistas apreensivos, uma vez que o clube tinha de contratar jogadores para a frente de ataque, após as saídas de Bas Dost e Raphinha. Jesé Rodriguez, que já estava em Lisboa, foi o primeiro a ser anunciado, por empréstimo do Paris Saint-Germain.

E já depois da hora, os 'leões' anunciaram a chegada de mais um reforço: Yannick Bolasie chegou por empréstimo do Everton até ao final da época. Ainda houve tempo para mais dois jogadores deixarem o Sporting: Jefferson e Wallyson rescindiram com os 'leões' e são, neste momento, jogadores livres.

Outra novidade foi a resolução do diferendo com Podence, com o Sporting a receber sete milhões de euros do Olympiacos pelo extremo que tinha rescindido, alegando justa causa.

Feitas as contas, no último dia do mercado, o Sporting viu sair cinco jogadores, três deles titulares (dois a título definitivo), e ganhou três boas opções para a frente de ataque, todos por empréstimo. Ao todo, foram 40 milhões de euros a entrarem nos cofres da SAD.

A grande notícia foi também a continuidade de Bruno Fernandes, que chegou a ser apontado ao Real Madrid no último dia de mercado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.