O Swansea não larga Aboubakar. De acordo com o ´Walesonline`, emissários do clube galês estiveram no Dragão no passado domingo para observar o camaronês, no encontro frente ao Vitória Sport Clube.

Os ´swans` estão determinados em reforçar o plantel neste mercado de inverno para atacar o que resta da Premier League. O clube, que recentemente contratou o português Carlos Carvalhal para treinador, é último colocado da tabela, pelo que tem pressa em dotar o plantel de melhores elementos de modo a deixar o lugar em que se encontra.

Dinheiro pode não faltar ao Swansea, embora seja difícil tirar Aboubakar do Dragão neste momento. Primeiro a questão económica: a SAD azul-e-branca não aceitará vender o melhor marcador da equipa. Apesar das dificuldades financeiras por que passa o FC Porto, Pinto da Costa não quererá enfraquecer o já curto plantel de Conceição, retirando-lhe um elemento fundamental. E mesmo que aceitasse, seria preciso uma proposta acima dos 40 milhões para convencer o presidente dos azuis-e-brancos a entrar em negociações. Um valor que o clube do País de Gales nunca pagou por um futebolista.

O próprio Carvalhal já está a par das dificuldades do clube em encontrar os jogadores que quer.

"Os que poderiam ajudar custariam 30 a 40 milhões de euros. O Swansea não tem um poço de petróleo", disse recentemente o treinador português, citado pelo ´Walesonline`.

O Swansea esteve muito interessado em Aboubakar em junho, mas o camaronês acabou por ficar no Dragão e renovar contrato até 2021. Manteve a cláusula de rescisão, de 50 milhões de euros, mas o FC Porto passou a deter a totalidade do seu passe. De lá para cá, a sua cotação ´disparou`, muito graças aos golos.

Aboubakar já bateu o recorde de golos que tinha marcado numa época, em apenas metade da temporada. O avançado de 25 anos já apontou 25 golos nos 28 jogos disputados: cinco na Champions, 14 na Liga Portuguesa, 4 na Taça de Portugal e 4 na Taça da Liga.