O FC Porto conseguiu a sua sexta vitória consecutiva no campeonato português, desta vez ao bater o SC Braga por 0-1. Tello foi novamente o herói de um encontro portista ao marcar o único golo da noite no Minho.

Depois da vitória categórica no fim de semana passado, frente ao Sporting por 3-0, e do triunfo de ontem num dos terrenos mais difíceis do campeonato português, o FC Porto iça a bandeira em direção a Lisboa a dizer “Continuamos na luta e queremos ser campeões”. Há um novo FC Porto na I Liga.

A equipa de Lopetegui está a praticar o melhor futebol da época. Impecável na defesa e no ataque, sendo o meio-campo o elemento mais frágil do sistema tático montado pelo técnico basco. Mesmo assim consegue esbanjar fluidez e solidez no seu futebol.

O SC Braga, conhecido pela agressividade que coloca em jogo, à semelhança do treinador Sérgio Conceição, não foi tão acutilante como de costume. Começou bem o encontro. Zé Luís aproveitou uma oferta de Casemiro e rematou prontamente à baliza portista, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo. Ainda se gritou golo, mas em vão.

A partir daqui só deu FC Porto, que é como quem diz, Cristian Tello. O avançado espanhol, emprestado pelo Barcelona, continua em alta. Só na primeira parte, Tello contou com quatro oportunidades para marcar.

O recomeço da partida foi mais faltoso, muito disputado a meio-campo. Lopetegui sentiu a necessidade de mexer na equipa e lançou Ricardo Quaresma para o lugar do médio brasileiro Evandro.

Contudo, aos 62 minutos, Jackson caiu sozinho no relvado quando corria para o ataque, sofrendo uma lesão que se suspeita ser no músculo adutor da coxa esquerda e foi obrigado a abandonar o terreno de jogo.

Contratempo para Julen Lopetegui, que perdeu o melhor marcador (17 golos) do campeonato português a faltarem poucos dias para o encontro decisivo da Liga dos Campeões com o Basileia.

A extensão da lesão e o tempo de inatividade do colombiano deverão ser conhecidos nos próximos dias, depois dos exames a que o jogador será submetido.

"Temos a suspeita de que o Jackson tem uma lesão muscular. Vamos esperar para saber qual a duração da lesão. É um jogador muito importante para a manobra da equipa", lamentou o treinador, Julen Lopetegui, na conferência de imprensa posterior ao jogo.

Mas depois da tempestade veio a bonança para o Dragão. Aos 72 minutos, o extremo espanhol Tello fez o golo, marcando o quarto golo consecutivo pelos Dragões nas duas últimas partidas. Nota para o grande trabalho de Aboubakar (entrou para o lugar do lesionado Jackson) a fazer um belo passe a desmarcar Tello.

Perto do final, os jogadores do SC Braga reclamaram uma grande penalidade por falta de Alex Sandro sobre Pardo, mas Jorge Sousa mandou seguir. Aqui o árbitro esteve bem. Parece falta, mas não é. Sérgio Conceição queixou-se, dizendo que é já o sétimo penálti não assinalado para a equipa minhota esta temporada.

O treinador dos minhotos disse ainda que o empate seria o mais justo. Quem pensa o contrário é Julen Lopetegui, realçando que o FC Porto minimizou o adversário.

Os Dragões continuam a perseguição e assalto ao primeiro lugar, onde mora o Benfica. Para já conseguiram encurtar provisoriamente a distância para um ponto face ao líder lisboeta, que só entra em ação no domingo, em Arouca.