A 32ª jornada da Liga chegou ao fim e com ela veio alguma clarificação das contas da Liga nas principais corridas: título, Liga Europa e permanência.

Com efeito, as vitórias de Benfica e Sporting, sobre V. Guimarães (1-0) e FC Porto (1-3), respetivamente, mantêm tudo igual no topo da classificação. A luta pelo título de campeão está ao rubro e deverá ser mesmo um duelo implacável até ao fim entre os rivais de Lisboa. A corrida segue no próximo fim de semana, com os encarnados a visitarem o Marítimo e os leões a receberem o V. Setúbal.

Já na luta pelos lugares da Liga Europa, o Arouca alargou a sua vantagem sobre os perseguidores e tem o inédito passaporte europeu ao seu alcance. A equipa comandada por Lito Vidigal venceu o Nacional, por 3-0, e segue destacada no quinto lugar, com 52 pontos, mais quatro do que o agora sexto classificado, o Paços de Ferreira (48 pontos). Os pacenses foram a Belém ganhar por 0-2 e ultrapassaram o Rio Ave na tabela, depois de os vilacondenses não terem ido além de uma igualdade com o Tondela. Com este empate, o Rio Ave caiu para o sétimo lugar, com 47 pontos. No entanto, há ainda que contar com o Estoril, que segue no oitavo lugar, com 46 pontos, após o triunfo nesta ronda sobre o Marítimo (2-1).

Por fim, a luta pela fuga à despromoção foi a que se tornou mais clara, com o fosso que se cavou entre os dois lugares de descida e os restantes clubes. Tondela e Académica somam ambos 24 pontos e veem agora os rivais a uma distância de cinco pontos. Paralelamente, com seis pontos apenas em disputa, as duas equipas sabem que garantidamente uma delas irá descer, face ao jogo entre ambas na derradeira jornada que implicará a perda de pontos para pelo menos uma das formações. O triunfo do União da Madeira e o empate entre Moreirense e Boavista deixou as três equipas praticamente a salvo da despromoção.