A dinâmica de vitória do Benfica foi quebrada na jornada anterior com um empate em Olhão, frente ao Olhanense, mas as perdas de Jorge Jesus não se restringiram a dois pontos e estenderam-se também a alguns jogadores importantes como Di Maria (expulso) e Fábio Coentrão (segundo cartão amarelo), que vão ficar fora do clássico.

Além destes, há ainda a registar no jogo de Olhão a lesão de Ramires, cuja utilização se mantém em dúvida para o “clássico”, tal como de outra pedra influente como é o caso do argentino Pablo Aimar, que já tinha ficado de fora frente ao Olhanense.

Depois de uma fase oscilante, o FC Porto tem vindo em crescendo de rendimento desde a vitória concludente em Guimarães, frente ao Vitória, e surge na Luz num bom momento, em termos de autoconfiança e de consistência de jogo.

Para além do clássico, disputam-se hoje mais três jogos, entre eles o Nacional-Académica, com a equipa insular, 4º da tabela classificativa, motivada pela goleada infligida esta semana ao Áustria de Viena, para a Liga Europa.

A outra equipa madeirense, o Marítimo desloca-se a Setúbal para defrontar um Vitória "afundado" na tabela com 8 pontos, podendo aproveitar a derrota do Rio Ave em Guimarães, para subir ao 5º lugar (ou mesmo ao 4º, se o Nacional perder com a Académica), e ultrapassar o Sporting que venceu sábado, na Figueira da Foz, a Naval 1º de Maio, por 1-0.

A fechar os jogos de domingo, a União de Leiria, moralizada pelo triunfo em Alvalade na jornada anterior, recebe o Belenenses em situação delicada na tabela, em 13º lugar com mais um ponto que o penúltimo (Olhanense) e mais dois que o "lanterna vermelha" (Vitória de Setúbal).

A 14ª jornada completa-se segunda-feira com o jogo entre o Leixões e o Olhanense, 14º e 15º classificados, a precisarem de pontos como de "pão para a boca".

Programa:

- Sexta-feira (18 Dez):

Paços de Ferreira - Sporting de Braga, 0-1 (0-1 ao intervalo)

- Sábado (19 Dez):

Vitória de Guimarães - Rio Ave, 1-0 (0-0)
Naval 1º de Maio - Sporting, 0-1 (0-1)

- Domingo (20 Dez):

Vitória de Setúbal - Marítimo, 16:00
União de Leiria - Belenenses, 16:00
Nacional - Académica, 16:00
Benfica - FC Porto, 20:15 (SportTV)

- Segunda-feira (21 Dez):

Leixões - Olhanense, 20:15 (SportTV)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.