O Tondela regressou hoje às vitórias na receção ao lanterna-vermelha Aves, por 2-0, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com o avançado Ronan a bisar na partida.

A jogar em casa, o Tondela adiantou-se no marcador aos 11 minutos, por intermédio de Ronan, com o mesmo jogador fazer o segundo na partida, aos 57', numa altura em que o Aves já estava reduzido a 10 por expulsão de Ricardo Mangas, aos 46'.

O Tondela entrou melhor na partida e aos 11 minutos chegou à vantagem com um belo golo de Ronan. Tudo começou numa bola longa de João Pedro para Richard, que ganhou nas alturas a Matos Milos e serviu Ronan de cabeça. O avançado brasileiro tirou Diakhité da frente e atirou para o fundo da baliza de Szymonek. Rui Oliveira esperou pelas indicações do VAR e confirmou mesmo o tento da equipa da casa.

A precisar de vencer para continuar a sonhar com a permanência na I Liga, o Aves quase chegava ao empate aos 18', na sequência de um livre cobrado por Mato Milos, mas o desvio de cabeça de Falcão saiu ligeiramente por cima.

A equipa de Nuno Manta Santos foi ganhando confiança à medida que os minutos avançavam, com Ricardo Mangas a assustar em duas ocasiões, mas sem sucesso.

Acabou por ser o Tondela a ficar perto do 2-0, já em cima do intervalo: canto a favor da equipa da casa, Szymonek saiu da baliza e escorregou, permitindo o cabeceamento a Valente, mas Buatu conseguiu salvar em cima da linha de golo.

Na segunda parte, a tarefa do Aves ficou ainda mais dificultada pela expulsão de Ricardo Mangas aos 46', após uma entrada fora de tempo sobre Xavier, que lhe valeu o segundo amarelo (falha a receção ao FC Porto na próxima jornada). E piorou quando Ronan bisou para o Tondela aos 57': canto de Xavier a combinar com Richard, este cruzou para a área onde Ronan voltou a cabecear para o fundo das redes.

Aos 75' Rúben Fonseca, acabado de entrar, ainda enviou a bola ao poste, aproveitando um erro da defensiva do Aves, e Jhon Murillo falhou o 3-0 de forma inacreditável aos 88', mas o marcador não voltou a sofrer alterações.

Com esta vitória, o Tondela pôs fim a uma série de seis jogos sem vencer no campeonato e está no 14.º lugar da I Liga, com 29 pontos, enquanto o Aves somou o sétimo jogo sem vencer (seis derrotas e um empate) e está em último com apenas 13 pontos, a 12 da zona de salvação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.