A FIFA vai investigar todas as transferências de jogadores em que o empresário Juan Figer foi intermediário, entre as quais as de Hulk e Walter para o FC Porto.

«A comissão de disciplina da FIFA vai analisar todas as transferências relacionadas com o agente de jogadores de futebol Juan Figer, já que fomos informados de potenciais irregularidades», informou o departamento de comunicação da FIFA ao Jornal de Negócios.

O organismo que rege o futebol mundial pretende analisar todas as transferências de jogadores que passaram pelo Clube Atlético Rentistas, do Uruguai, antes de rumarem à Europa. Muitos dos atletas nem sequer jogaram no clube uruguaio.

De acordo com a Bloomberg, os negócios em que Juan Figer serviu como intermediário entre o Clube Atlético Rentistas e a Europa deram um lucro de 56 milhões de euros.

Na transferência de Hulk, que representou os japoneses do Tokyo Verdy antes de rumar ao Dragão, o FC Porto comprou metade do passe do avançado brasileiro ao Rentistas em 2008 por 5,5 milhões de euros, tendo na época passada desembolsado 13,5 milhões de euros por 40 por cento do passe.

No caso de Walter, o FC Porto pagou ao clube uruguaio seis milhões de euros quando o jogador representava o Internacional de Porto Alegre.

A FIFA já avisou no entanto que «ainda não foi aberta nenhuma investigação oficial, logo, quaisquer consequências disciplinares são especulativas».