O médio brasileiro Valkenedy é a principal novidade do Paços de Ferreira na abertura oficial da temporada 2014/15 da I Liga de futebol, mas o plantel continua por fechar, confirmou hoje à Lusa o presidente da sociedade desportiva.

Valkenedy, de 21 anos, representava o Santa Rita, equipa brasileira nordestina pertencente à Associação Alagoana, e foi indicado por Deco, ex-internacional português, para preencher a posição deixada vaga por André Leão.

O médio defensivo, de 1,76 metros, "vai representar o Paços de Ferreira por empréstimo de um ano, com opção de compra", confirmou Rui Seabra.

Valkenedy é o terceiro reforço conhecido da formação nortenha a apresentar-se no primeiro de dois dias dedicados aos exames médicos, depois do médio ofensivo Vasco Rocha, ex-Desportivo das Aves, e do avançado Bruno Moreira, ex-Desportivo de Chaves.

"Estamos ainda a trabalhar na definição do plantel e no reforço da equipa, mas, em princípio, falta-nos um guarda-redes, dois laterais e um ou dois extremos. Há jogadores polivalentes no plantel capazes de fazer esses lugares e, durante o estágio, logo veremos", disse o presidente da sociedade desportiva do Paços.

Sem pressas, para evitar repetir os erros da época passada, Rui Seabra adiantou que os reforços "ficarão fechados entretanto".

"Os jogadores que queríamos que se apresentassem estão cá hoje, à exceção do Hurtado, devido a problemas burocráticos relacionados com o visto de entrada no país, e do Cícero, nesta altura em ‘trânsito’ para Portugal", sublinhou aquele responsável, lembrando que "o Paços está sempre de portas abertas para entradas e saídas".

Rui Miguel, Buval e Jaime Poulsen têm contrato, mas não entram nas contas do técnico Paulo Fonseca, apresentando-se mais tarde, ao contrário de Duarte, que, depois de incluído na lista de dispensas, apresentou-se com os restantes colegas para os exames médicos e seguirá para estágio, numa derradeira oportunidade de convencer o técnico.

Barnes, Jota, que ainda é júnior, e Marco, este último guarda-redes, são os jogadores promovidos da formação.

Paulo Fonseca lidera uma equipa técnica que volta a contar com os adjuntos Nuno Campos, Pedro Moreira e o "repetente" Pedro Correia.

A apresentação da equipa à comunicação social está marcada para a próxima quinta-feira, dia 10, após três dias de trabalho bidiário no relvado secundário do Estádio Capital do Móvel (o piso principal está em fase de arrelvamento), seguindo-se o habitual estágio em Seia.

Plantel provisório para 2014/15:

- Guarda-redes: António Filipe, Freitas e Marco (ex-júnior).

- Defesas: Jaílson, Ricardo, Hélder Lopes, Flávio Boaventura, Luís Sousa (ex-Desportivo das Aves, após empréstimo) e Rafael.

- Médios: Filipe Anunciação, Romeu, Sérgio Oliveira, Rui Miguel, Rodrigo António,

Seri, Vasco Rocha (ex-Desportivo das Aves), Valkenedy (ex-Santa Rita, Brasil) e Rúben Ribeiro (Rio Ave, após empréstimo).

- Avançados: Manuel José, Minhoca, Barnes (ex-júnior), Jota (júnior), Bruno Moreira (ex-Desportivo de Chaves), Hurtado (Peñarol, Uruguai, após empréstimo), Cícero (ex-FC Astana, Cazaquistão, após empréstimo) e Duarte (ex-Oliveirense, após empréstimo).