Rúben Amorim, treinador do Sporting, antecipou a partida frente ao FC Porto. O técnico do Sporting abordou ainda de vários temas, como o esforço dos leões em tentar assegurar um avançado. O técnico confirmou a chamada de Nuno Santos e abordou ainda a sorte ou azar do Sporting na fase regular da Liga dos Campeões.

Jogo frente ao FC Porto e sobre a contratação de Maxi Araújo. "Começando pelo Maxi, enquadra-se no nosso projeto, é jovem, é internacional pelo seu país. Reforça uma posição onde tínhamos o Nuno Santos. Necessitávamos de mais um jogador, a lesão do Nuno mostrou-nos isso. Juntámos a qualidade, com a idade, é internacional, estamos satisfeitos com ele. Sobre o FC Porto, joga de forma diferente em relação ao que fez na Supertaça, foi difícil preparar a parte defensiva, mas não podemos não tentar adivinhar o que o FC Porto vai fazer. Temos de ser melhores nas bolas paradas, mas temos espaço para melhorarmos com a bola. Íamos usar muito da Supertaça mas ao olhar para este FC Porto dá para ver que mudaram a forma de jogar. Jogando o Pepê e o Galeno no mesmo corredor, a equipa atua de forma diferente. O segredo é melhorar ainda mais com a bola."

Possibilidade de não ter avançado. "Estamos preparados para isso porque faz parte da nossa vida. Estou orgulhoso do que o clube está a fazer, está a fazer o máximo para termos os jogadores que queremos. O importante é estarmos todos do mesmo lado, a tentar o máximo, sei que o clube fez tudo para trazer os jogadores que queremos. O mercado ainda não fechou, vamos ver até ao fim do dia o que acontece."

Preparação do jogo, se Hjulmand vai a jogo e Sporting sem avançado até janeiro. "Temos mais jogadores, temos o Rodrigo, já jogámos com jogadores na frente que não são avançados. Vamos ao limite das nossas capacidades, sabendo que temos um clube para hoje e também para amanhã. Obviamente é arriscado, mas por isso tentamos trazer os jogadores que queremos. Não há novidade no avançado, mas há o Maxi. Em relação à preparação do jogo com o FC Porto, temos um treinador novo a meter o seu cunho, nós podemos melhorar com bola, foi uma preparação normal. Em relação ao Hjulmand, está convocado mas não digo se vai a jogo."

Mercado: Estou muito satisfeito e orgulhoso do que o clube está a fazer. Está a dar o máximo"

Ainda não há jogador para render Paulinho: "Estou preparado para não ter um substituto do Paulinho, porque isso faz parte. Eu estou muito satisfeito e orgulhoso do que o clube esta a fazer, que é o máximo. Isso para mim chega. Desde a confusão que houve com o Matheus Nunes, o importante é estar todos do mesmo lado a tentar o máximo. Venha avançado ou não, eu estou satisfeito porque o clube fez tudo para trazer os jogadores que entendemos. Ainda não fechou, vamos ver até ao fim do dia. A esperança é a última a morrer".

Chamadas de Pote, Quenda e Trincão: "Fiquei muito feliz, acho que vão ajudar muito a seleção. Ninguém esperava o Quenda nesta altura. É merecido como os outros mereciam, estou feliz por eles."

Dificuldade para contratar? "Temos de pensar como é que os clubes entram em dificuldades financeiras, é quando dão passos maiores do que a perna. O que sei é que toda a gente está a dar o máximo, querem mais do que eu e isso deixa-me descansado. Se não houver solução, encontraremos cá uma dentro. Da mesma maneira que a direção tenta fazer o máximo, nós arranjaremos soluções para o que der e vier. Se não for uma época brutal, não vão ouvir da minha boca dizer que o clube não deu o máximo. É formar os Quendas e torná-los bons jogadores."

Sobre o clássico o leão ainda está ferido? Amanhã estará mais em jogo do que um clássico?
"Isso entra no jogo mas não pode entrar demasiado. Temos de pensar que isto é um campeonato, queremos ganhar e esquecer o que passou. Fomos campeões no ano passado mas isso já não interessa para nada."

Favoritos para o clássico e adversários na Champions?  "Em relação ao jogo do FC Porto, nunca me ouviram dizer que somos favoritos, o que sempre disse é que agora olham para o Sporting de forma diferente, equilibrámos essas contas. Amanhã não somos favoritos. Jogamos em casa, queremos ganhar, é um jogo de campeonato contra um adversário que nos ganhou há pouco tempo. Em relação à Champions, o formato é diferente, é bom haver mais jogos, até para o crescimento dos nossos jogadores. Sobre os adversários, calhámos com as equipas mais fortes em casa. Vai ser aliciante, muito difícil, porque temos de ganhar os jogos todos do campeonato. Vai ser uma temporada dura."

Regresso de St.Juste e situação de Nuno Santos: "O St. Juste ainda faz o seu tratamento, não temos data para o regresso dele. Em relação ao plano, não vou dizer. O Nuno Santos está convocado."