A UEFA disse hoje à agência Lusa confiar que o Estádio da Luz, em Lisboa, vai ter um relvado de qualidade na final da edição de 2013/2014 da Liga dos Campeões de futebol, a 24 maio.

“A UEFA está a trabalhar  em proximidade com o comité organizador local em Lisboa para preparar a final Liga dos Campeões desta época. Estamos confiantes de que todos os esforços vão ser feitos para assegurar a melhor qualidade possível do terreno para a final”, disse à Lusa uma fonte do departamento de comunicação da UEFA.

Na terça-feira, o Benfica e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciaram que os “encarnados” vão receber o Gil Vicente no Estádio do Restelo, também em Lisboa, no próximo sábado, na terceira jornada do Grupo D da Taça da Liga, devido à recuperação do relvado da Luz.

Em comunicado, a LPFP autorizou a mudança de campo, apresentando a fundamentação do Benfica, que alegou o uso no relvado de fitofármacos “nocivos à saúde, quando inalados ou em contacto com a pele”.

Na segunda-feira, o Benfica anunciou que o relvado do seu estádio ia ser objeto de “uma intervenção de choque” devido às más condições climatéricas e ao excesso de jogos  nas últimas semanas.

“Em função das más condições climatéricas registadas nas últimas semanas e do calendário intensivo desde que foi colocado o novo relvado no Estádio da Luz – realizaram-se quatro jogos num período de 15 dias –, o Benfica decidiu, em coordenação com a empresa responsável pelo tratamento da relva, que se fizesse uma intervenção de choque no ‘tapete’ de jogo , tendo-se iniciado já esta segunda-feira estes trabalhos”, explicava o comunicado.

No passado domingo, após o Benfica-Marítimo, que a equipa da casa venceu por 2-0, o treinador dos insulares, Pedro Martins, queixou-se do estado do "tapete" do encontro.

O Benfica anunciou a 20 de dezembro que tinha concluído os trabalhos de substituição do relvado do Estádio da Luz, que duraram quatro dias.