O FC Porto completa domingo, quando recebe o Benfica, 231 dias sem sofrer qualquer derrota, tendo nesse período somado 25 vitórias e dois empates.

A última derrota aconteceu há mais de sete meses, a 21 de Março, precisamente contra o Benfica, na final da Taça da Liga (0-3), tendo depois os dragões batido os campeões nacionais em duas ocasiões – 3-1 para o campeonato, no Dragão, e 2-0 para a Supertaça, em Aveiro.

Curiosamente, o Benfica não empata qualquer jogo oficial há também 26 jogos, tendo a última igualdade acontecido a 11 de Março (completam-se domingo 241 dias), na Estádio da Luz, frente ao Marselha (1-1), em jogo da Liga Europa.

Depois desse desaire, sofrido no Estádio Algarve, o FC Porto não mais perdeu um jogo oficial. Nesse trajecto, conquistou a Taça de Portugal (2-1 ao Desportivo da Chaves) e a Supertaça, enquanto o Benfica colocou na sala dos troféus a Taça da Liga e o campeonato nacional.

Ainda nesse período, o FC Porto marcou 73 golos em 27 jogos (média de 2,7), sofrendo apenas 16 (0,6), com uma cifra de 25 vitórias e dois empates, o último quinta feira, na recepção ao Besiktas (1-1).

O Benfica disputou menos dois jogos, marcou menos 27 golos (um total de 45, com uma média de 1,8) e sofreu mais 13 (28 e média de 1,1 por jogo), numa série marcada por 16 vitórias e oito derrotas, seis delas sofridas na época em curso.

A formação portista recebe o Benfica com sete pontos de vantagem, que podem passar a 10, manter-se ou reduzir-se a quatro, no que será o primeiro grande jogo nas contas para o título nacional de 2010/2011.