Sporting e FC Porto disputam sábado, em Alvalade, o terceiro grande “clássico” da temporada na Liga portuguesa de futebol, que vale muito mais para os “leões”, que arriscam perder de vista o primeiro lugar.

À entrada para a 14.ª e penúltima jornada da primeira volta, o Sporting recebe os campeões nacionais, a partir das 20:15, a seis pontos do primeiro posto, partilhado por FC Porto e Benfica.

Uma derrota da formação orientada por Domingos Paciência - uma das figuras destes “clássicos” em meados da década de 90, com a camisola portista – pode comprometer seriamente as aspirações do título nacional.

Um cenário de nove pontos de atraso, somado à difícil deslocação que se segue a Braga, no encerramento da primeira volta, pode traçar, quase em definitivo, o destino do Sporting neste campeonato.

Já o FC Porto parece ter estabilizado aos comandos de Vítor Pereira, que acaba de receber novo voto de confiança do presidente Pinto da Costa, que garantiu querer cumprir na íntegra o contrato de dois anos com o antigo adjunto de André Villas-Boas.

A eliminação na Taça de Portugal, na qual o Sporting passou a ser o maior candidato, e a “despromoção” da “Champions” para a Liga Europa, foram tropeções que não abalaram o FC Porto na maior competição interna e vai agora a Alvalade com a segurança dos seis pontos de vantagem.

Este “clássico” tem também o “aperitivo” adicional de testar a rota invicta de 52 jogos do FC Porto no campeonato, caminhada que começou logo a seguir a uma derrota... em Alvalade (3-0).

Do lado do Sporting, Rinaudo, ainda a recuperar de uma intervenção cirúrgica, continua a ser uma ausência garantida, enquanto Daniel Carriço, com um estiramento muscular, mantém-se em dúvida para sábado.

No FC Porto, Djalma, que tem conquistado a confiança de Vítor Pereira no “onze”, pode ser a grande ausência, fruto da convocatória par a seleção de Angola que disputará a Taça das Nações Africanas (CAN).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.