O Benfica e o Sporting defrontam-se no domingo, num dérbi da 26.ª jornada da I Liga de futebol, que é muito importante para ambos, apesar de os “encarnados” terem mais do dobro dos pontos conquistados.
Na liderança da competição, com 67 pontos, mais quatro do que o bicampeão FC Porto, o Benfica recebe o Sporting, a fazer uma das piores épocas da sua história e que tem apenas 33.
Apesar da enorme diferença pontual, o encontro do Estádio da Luz assume grande relevância para ambas as equipas, uma vez que o Benfica quer manter a margem sobre os “dragões”, adversário que visita na penúltima jornada, enquanto o Sporting está na luta pela última vaga na Liga Europa.
Desde a chegada à Luz, o treinador Jorge Jesus tem, esta temporada, o seu melhor registo à 25.ª jornada, com 67 pontos, 68 golos marcados e 15 sofridos.
Os “encarnados” levam 40 jogos sem derrotas a nível interno e podem atingir os 30 jogos sem perder na I Liga – a última derrota foi, curiosamente, à 26.ª jornada de 2011/12, com o Sporting (0-1), mas em Alvalade.
Antes da visita ao Dragão, na 29.ª e penúltima ronda, o Benfica tem dois jogos, teoricamente, difíceis, com o Sporting em casa e fora com o Marítimo, as duas últimas equipas a tirar pontos ao FC Porto, recebendo depois o Estoril-Praia, antes de fechar o campeonato com o Moreirense, na Luz.
Pelo meio dos próximos encontros, o Benfica vai ter de disputar as meias-finais da Liga Europa, frente aos turcos do Fenerbahçe.
A atravessar a melhor fase da temporada, o Sporting soma pela primeira vez três vitórias consecutivas – uma das quais em Braga - e cinco jogos sem derrotas.
Com o novo presidente Bruno de Carvalho no banco, o Sporting venceu os dois últimos encontros, ambos por 3-2 e com os golos do triunfo a serem marcados nos descontos, em jogos em que os “leões” entraram em campo com “onzes” muito jovens, de médias etárias de cerca de 22,6 anos.
O Sporting é sétimo da I Liga, a dois pontos do Estoril-Praia, que ocupa a quinta posição, última de acesso à Liga Europa, e a um do Marítimo, seguindo ainda em igualdade com o Rio Ave e o Vitória de Guimarães.
As duas equipas já se defrontaram em Alvalade, com o Benfica a ganhar por 3-1, num jogo em que o holandês Ricky van Wolfswinkel, melhor marcador dos “leões”, ainda colocou o Sporting em vantagem, mas em que os “encarnados” deram a volta, com dois golos do paraguaio Óscar Cardozo e um autogolo do argentino Rojo.
Dos “onzes” apresentadas em Alvalade, o Sporting já não conta com Elias, Insua e Pranjic, que saíram no mercado de inverno – assim como os suplentes utilizados Xandão e Izmailov -, nem com o lesionado Boulahrouz, enquanto no Benfica as grandes diferenças serão as prováveis presenças de Luisão, na altura castigado, e de Enzo Perez.
O Benfica venceu nas últimas quatro receções ao Sporting para a I Liga, nas quais não sofreu golos, sendo preciso recuar até 2005/06 para recordar o último triunfo “leonino” na Luz, com dois golos de Liedson, agora no FC Porto, e um de Sá Pinto, que esteve igualmente no último triunfo sobre os “encarnados”, na última época, mas como treinador.